Unimontes lança Centro de Excelência do Semiárido – Sertão:


expectativa é torná-lo maior referência em pesquisas sobre o semiárido até 2030
 

A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), realizará, na próxima terça-feira (25/03), a solenidade de lançamento do Centro de Excelência do Semiárido – Sertão. O evento ocorrerá a partir das 19h, no Espaço OAB Eventos. As atividades são coordenadas pela Pró-Reitoria de Pesquisa (PRP).

A cerimônia será presidida pelo reitor da Unimontes, professor Wagner de Paulo Santiago, juntamente com o presidente da Fapemig, Carlos Alberto Arruda de Oliveira. O evento contará com a presença do Diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da Fapemig, Luiz Gustavo de Oliveira Lopes Cançado, além da gestão superior da Unimontes, empresários, representantes da comunidade acadêmica, pesquisadores e autoridades.

Sobre o Centro de Excelência

Com um investimento de R$ 20 milhões da Fapemig ao longo de cinco anos, o Centro Sertão tem o objetivo de desenvolver soluções científicas e tecnológicas para mitigar os impactos das mudanças climáticas, combater processos de desertificação e promover o desenvolvimento sustentável no Norte de Minas.

Para isso, o Centro atuará em áreas estratégicas como Agroeconomia, Bioeconomia, Biotecnologia e Biodiversidade, além de tecnologias emergentes, como Inteligência Artificial (IA) e Internet das Coisas (IoT). A proposta do Sertão foi formalizada em março de 2024, durante visita do presidente da Fapemig à Unimontes.

A atuação do Centro Sertão será essencial para monitorar e desenvolver estratégias sustentáveis na região do semiárido mineiro, que engloba 209 municípios, conforme levantamento da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene). Com um ecossistema marcado pela riqueza cultural e agrícola, mas também por desafios socioeconômicos, o Centro buscará integrar diferentes setores da sociedade, incluindo prefeituras, empresas e organizações não governamentais.

Previous O mundo encantador da natureza no Floresta Parque
Next Restaurante Universitário da Unimontes promove treinamento de comida Vegetariana/Vegana e amplia diversidade alimentar

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *