Unimontes inicia elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI)


Documento define diretrizes da universidade para os próximos cinco anos

 

 

A Unimontes iniciou os trabalhos para a elaboração do seu Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) para os próximos cinco anos. O documento estabelece a filosofia de trabalho, a missa e as diretrizes pedagógicas que orientam as ações, estrutura organizacional e as atividades acadêmicas das instituições de ensino superior.

 

O PDI é uma exigência do Ministério da Educação (MEC) e configura um importante instrumento de planejamento e avaliação das instituições de ensino superior. O plano deverá conter as metas estabelecidas pelas instituições superiores a cada cinco anos, com as estratégias a serem adotadas para alcançar objetivos descritos. Deverá apresentar ainda um cronograma e a relação com os principais indicadores de desempenho.

 

O PDI para o próximo quinquênio foi discutido em reunião realizada pelo reitor, professor Antonio Alvimar Souza e membros da Gestão Superior da Universidade, na terça-feira (18/5). Para a elaboração do documento foi constituída uma comissão que é presidida pela vice-reitora, professora Ilva Ruas Abreu.

 

Na oportunidade, a vice-reitora convidou os pró-reitores da universidade – de Ensino, Pesquisa, Extensão, Pós-Graduação, Planejamento, Gestão e Finanças, a participarem da comissão. Ela disse que os trabalhos contarão também com a colaboração do professor Marcos Fábio Martins de Oliveira, do Departamento de Ciências Econômicas da Unimontes.

A professora Ilva Ruas destacou que o objetivo é o envolvimento dos departamentos, coordenações de cursos, dos docentes e dos servidores técnico-administrativos da Unimontes na confecção do PDI. “A proposta é que o PDI seja elaborado com a participação efetiva de todos aqueles que vivem o dia-a-dia da Universidade”, lembra.

 

A vice-reitora enalteceu a importância do envolvimento da comunidade acadêmica na constituição do Plano de Desenvolvimento Institucional, cuja proposta final deverá ser apresentada dentro de cinco meses. “O PDI expressa o trabalho da instituição. É fundamental que todos os colegiados e segmentos da comunidade acadêmica participem da sua elaboração, pois estamos construindo o futuro da Universidade”, assegurou a professora Ilva Abreu.

 

O professor Antonio Alvimar Souza lembrou que o Plano de Desenvolvimento Institucional tem grande relevância na implementação de projetos voltados para a melhoria das atividades de ensino, pesquisa, extensão e prestação de serviços da Universidade. “Por meio do PDI que serão definidos os investimentos da instituição e também será feito o acompanhamento da aplicação dos recursos”, observou o reitor da Unimontes.

 

Planejamento Estratégico

 

A comissão do PDI terá ainda a colaboração da Assessoria de Gestão Estratégica e Inovação, vinculada ao Gabinete do Reitor, que é também responsável pela elaboração do Planejamento Estratégico da Universidade. O assessor de Gestão Estratégica e Inovação, Otávio Braga Lima informou que os trabalhos para a confecção do Planejamento Estratégico já foram iniciados, contando com o apoio da Empresa Júnior Unimontes (EJU), vinculada ao curso de graduação em Administração.

 

Previous Encontros regionais discutem garantias dos direitos das crianças e dos adolescentes
Next Vencendo desafios da pandemia: Unimontes comemora 59 anos com uma série de atividades e obras em andamento

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.