Unimontes/IFNMG aprovam mestrado em Relações Étnico-Raciais e Ensino  


A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) acaba de aprovar mais um curso de mestrado junto à Fundação de Coordenação e Aperfeiçoamento de Nível Superior (CAPES). O programa de pós-graduação em Relações Étnico-Raciais e Ensino. A proposta foi apresentada em parceria com o Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG) e será realizada no formato interdisciplinar.

O reitor, Wagner de Paulo Santiago, destaca o simbolismo da aprovação do mestrado na semana em que se celebra o Dia da Consciência Negra. “A Unimontes se orgulha por ser uma instituição pública plural, diversa, acessível a pessoas de todas as raças, que valoriza e respeita a cultura, a religiosidade e as importantes contribuições do povo negro do nosso país. Estamos muito felizes com a aprovação de mais um mestrado em parceria com o IFNMG”, destaca.

De acordo com o projeto aprovado, a proposta do curso é trabalhar o tema de forma multidisciplinar, investigando as relações étnico-raciais à luz de perspectivas teóricas “descolonizadoras e interculturais”. O conhecimento que constitui a base teórica da proposta é o sistematizado por “intelectuais latino-americanos, africanos e afro-brasileiros, racializados no contexto global acadêmico, que militam em favor do uso de epistemologias marginais e fronteiriças, construídas por pessoas negras, indígenas e afro-religiosas”.

Consciência Negra

A professora Dra. Ângela Cristina Borges, do departamento de Filosofia (Unimontes), responsável pela apresentação do projeto, juntamente do professor Dr. Johnisson Xavier Silva (IFNMG), diz que o simbolismo da data é extremamente significativo.

“Esse é um chamado à reflexão sobre as várias formas de racismos e parasitismos raciais existentes no Brasil. São menos de 10 programas no país que tratam dessa temática e a UNIMONTES e IFNMG fulguram como pioneiras principalmente porque inovam ao trazer a temática racial em perspectiva epistêmica latino-americana, a inter-libertadora que possibilita pensamentos outros, filosofias outras e pedagogias outras” destaca a professora.

O Pró-reitor de Pós-Graduação da Unimontes, Marlon Cristian, diz que a aprovação do Mestrado Acadêmico em Relações Étnico-Raciais e Ensino pela CAPES é uma conquista significativa para a Unimontes em parceria com o Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG).

Esta proposta inovadora, ao abordar de forma interdisciplinar as questões raciais e educacionais, reflete o compromisso das instituições com a formação de profissionais capacitados para enfrentar os desafios contemporâneos da educação e da promoção da igualdade racial. A integração de diferentes saberes e áreas de conhecimento fortalecerá a pesquisa e o ensino, além de contribuir para a construção de um ambiente acadêmico mais inclusivo e reflexivo.


Fortalecimento dos programas de mestrado e doutorado na Unimontes

A aprovação do Mestrado Acadêmico em Relações Étnico-Raciais consolida um esforço do reitor Wagner de Paulo Santiago em ampliar os programas de pós-graduação strictu sensu ofertados pela instituição. Só em 2024, houve um aumento de 32% no número de mestrados e doutorados na Unimontes, passando de 25 para 33 no período de um ano. Desde que assumiu, o reitor vem cumprindo o desafio de realizar uma gestão pautada na inovação; na melhoria da qualidade e quantidade de cursos de graduação e pós-graduação; no investimento em infra-estrutura e na atratividade de recursos para fomento à pesquisa.

Conseguimos, só esse ano, mais de R$40 milhões em recursos para a pesquisa junto à Fapemig; aprovamos oito novos programas de mestrados e doutorados; melhoramos nosso posicionamento do ranking das Universidades e também no resultado da classificação dos nossos cursos; avançamos no processo de internacionalização. Queremos que a Unimontes possa reforçar cada vez mais seu protagonismo não só na região, mas no estado, no Brasil e no exterior e sabemos que é possível.

Wagner de Paulo Santiago, reitor da Unimontes


Mestrados e Doutorados aprovados em 2024

 

    • Mestrado Acadêmico em Enfermagem;
    • Mestrado Acadêmico em Relações Étnico-raciais e Ensino, associado com o Instituto Federal do Norte de Minas Gerais – IFNMG;
    • Mestrado Profissional em Processos e Tecnologias Educacionais, em rede, coordenado pela Universidade Estadual do Amazonas – UEA;
    • Mestrado Profissional em Educação Inclusiva, em rede, coordenado pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP Campus de Presidente Prudente;
    • Doutorado em Geografia:
    • Doutorado em História;
    • Doutorado em Zootecnia, associado com a Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – UFVJM;
    • Doutorado em Sociedade, Ambiente e Território, associado com a Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG.
Previous Projeto comemorativo reúne memórias de alunos egressos pelos 30 anos do Colégio Prisma
Next NOVEMBRO AZUL: HDG realiza 2 mil testes gratuitos de PSA, neste sábado

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *