Unimontes homenageada com a medalha Alferes Tiradentes, maior comenda da Polícia Militar


 

 

Durante a solenidade comemorativa do aniversário de 246 anos, a Polícia Militar de Minas Gerais homenageou, na noite desta quarta-feira, em Belo Horizonte, a Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) com a outorga da Medalha Alferes Tiradentes, a maior honraria concedida pela corporação. A medalha foi entregue pelo vice-governador de Minas Gerais, Paulo Brant, e pelo comandante-geral da Polícia Militar de Minas Gerais, coronel Rodrigo Sousa Rodrigues, ao reitor da Unimontes, professor Antonio Alvimar Souza.

 

“Essa medalha reflete a homenagem a uma instituição que, ao longo de décadas, vem contribuindo com o desenvolvimento de Minas Gerais e, notadamente, com a Polícia Militar, desde os primeiros cursos de Direitos Humanos ministrados aos policiais até os dias atuais com o auxílio na elaboração de mestrados para a Academia de Polícia Militar”, ressaltou o reitor da Unimontes.

 

“Deve-se destacar que esta homenagem deve ser dividida com cada integrante da comunidade acadêmica da Unimontes, pois sabemos do esforço coletivo na Universidade, ao longo de décadas, para oferecer um serviço de qualidade e que possa ajudar na transformação da realidade das regiões onde atuamos”, destaca o professor Antonio Alvimar Souza.

 

MEDALHA

A Medalha Alferes Tiradentes, que foi instituída pelo Decreto Estadual 29.774, de 17 de julho de 1989, é a mais alta comenda concedida pela Polícia Militar de Minas Gerais e tem por finalidade agraciar e distinguir as personalidades militares, civis e instituições que prestam relevantes serviços à corporação nas ações em busca de paz social.

 

A comenda constitui-se, conforme a Polícia Militar, numa reverência ao protomártir da Independência do Brasil e foi inspirada na significação histórica do alferes Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes.

 

A medalha é confeccionada em tom suave de bege, destacando-se, ao fundo, a figura do Alferes Tiradentes e uma visão panorâmica de Ouro Preto. Na parte inferior, em uma faixa aberta, está inscrito o ano de 1775, que registra a criação do Regimento Regular de Cavalaria de Minas Gerais, unidade da qual se originou a Polícia Militar de Minas Gerais.

Previous HUCF adquire equipamento para o tratamento de hemodiálise contínua de pacientes com Insuficiência Renal Aguda
Next Departamento de Licitação do Cimams recebe Curso de Capacitação

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.