A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), em parceria com a Associação Brasileira de Antropologia (ABA), lançou o livro Terra arrasada: desmonte ambiental e violação de direitos no Brasil. A obra, organizada pelas professoras Felisa Cançado Anaya (Unimontes), Deborah Bronz (Universidade Federal Fluminense) e Sônia Magalhães (Universidade Federal da Bahia), será lançada no dia 24 de julho, às 18h30, na Praça de Serviços da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Belo Horizonte. O evento ocorre durante a 34ª Reunião Brasileira de Antropologia, que vai de 23 a 26 de julho. Outro lançamento está previsto para o VII Colóquio Internacional de Povos e Comunidades Tradicionais, entre os dias 9 e 13 de setembro, no campus-sede da Unimontes.
Depoimentos e análises de conflitos socioambientais
O livro de 379 páginas traz depoimentos e análises de representantes de movimentos sociais que protagonizam situações de conflito e enfrentam as consequências dos projetos de desenvolvimento e das políticas ambientais restritivas. No prefácio, a professora Andréa Zhouri, Titular do Departamento de Antropologia e Arqueologia da UFMG, ressalta a diversidade das abordagens e temas tratados pelo Comitê Povos Tradicionais, Meio Ambiente e Grandes Projetos. Ela menciona que os trabalhos presentes na obra são baseados em experiências de campo em contextos variados, como desastres de mineração, áreas de garimpo, disputas por água, conflitos em unidades de conservação, processos de regularização fundiária e licenciamentos ambientais.
Uma obra comprometida com a justiça socioambiental
Zhouri destaca que o livro expressa um compromisso ético e metodológico da antropologia com os processos socioambientais, evidenciando a robustez etnográfica e a interlocução direta com as comunidades afetadas. Este compromisso reforça a expertise e a responsabilidade científica na construção de um mundo mais justo e igualitário.
Registros de crises e políticas socioambientais
A professora Felisa Cançado Anaya, uma das organizadoras, cita que Terra arrasada: desmonte ambiental e violação de direitos no Brasil documenta os efeitos de um processo contínuo de crises e devastação das políticas e direitos socioambientais no país. O livro reúne pesquisas etnográficas e relatos de experiências das atividades promovidas pelo Comitê Povos Tradicionais, Meio Ambiente e Grandes Projetos da ABA.
Acesso gratuito à obra
Terra arrasada: desmonte ambiental e violação de direitos no Brasil pode ser acessado gratuitamente através do link: https://www.editora.unimontes.br/terra-arrasada/.
No Comment