Unimontes aplica provas do Paes neste domingo


Neste domingo, 08 de dezembro, serão realizadas as provas do Programa de Avaliação Seriada para Acesso ao Ensino Superior (PAES) da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). Os testes para a primeira e segunda etapas serão aplicados simultaneamente.O programa de avaliação seriada, que foi suspenso em 2021, foi retomado neste ano pela atual gestão da Universidade. A Coordenação Técnica de Processos Seletivos (Coteps) é responsável pela organização do processo.
 
As provas serão aplicadas para 12.686 inscritos em Montes Claros e nas demais cidades que têm campi da Unimontes: Almenara, Bocaiuva, Brasília de Minas, Espinosa, Januária, Janaúba, Paracatu, Salinas, Pirapora, São Francisco e Unaí. Pela manhã, das 8h às 12h, serão realizados os testes para os candidatos da primeira etapa do biênio 2024/2025 e do triênio 2024/2026. À tarde, das 15h às 19h, serão aplicadas as provas referentes à segunda etapa do biênio 2024/2025.
 
Os candidatos inscritos no PAES concorrem a vagas em 65 cursos de graduação oferecidos pela Unimontes em seu campus-sede e demais campi. A Universidade também conta com um vestibular próprio (cujas provas estão marcadas para 15 de dezembro) e preenche um percentual de vagas pelo Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) via Sisu, do MEC.
 
Neste domingo, os estudantes serão submetidos a provas de múltipla escolha nas disciplinas de Língua Portuguesa, Literatura Brasileira, Língua Estrangeira, Matemática, Ciências (Biologia, Física e Química) e Ciências Humanas (Filosofia, Geografia, História e Sociologia). Pelas regras do programa seriado, apenas na terceira etapa os candidatos realizam a prova de redação.
 
O PAES é destinado a alunos matriculados e frequentes no ensino médio de escolas públicas e privadas. A Universidade recebeu inscrições para o programa de estudantes provenientes de 21 estados brasileiros, com maior predominância de Minas Gerais, Bahia e São Paulo. Também foram inscritos candidatos de países como Portugal, Espanha, Bolívia, Estados Unidos, Itália e Peru.
 
A principal diferença dessa modalidade de avaliação é que o aluno realiza três exames, um ao final de cada ano (primeiro, segundo e terceiro), e a opção pelo curso só ocorre no ano de conclusão do ensino médio. Classifica-se o aluno que obtiver o mínimo de 30% dos pontos distribuídos nas três etapas, observando-se a ordem de acordo com o número de pontos obtidos.
Previous Capes aprova recursos no valor de R$420 mil para compra de equipamentos pela Unimontes  
Next Artesão de Pirapora é destaque durante na 35ª Feira Nacional de Artesanato

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *