Neste domingo, 08 de dezembro, serão realizadas as provas do Programa de Avaliação Seriada para Acesso ao Ensino Superior (PAES) da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). Os testes para a primeira e segunda etapas serão aplicados simultaneamente.O programa de avaliação seriada, que foi suspenso em 2021, foi retomado neste ano pela atual gestão da Universidade. A Coordenação Técnica de Processos Seletivos (Coteps) é responsável pela organização do processo.As provas serão aplicadas para 12.686 inscritos em Montes Claros e nas demais cidades que têm campi da Unimontes: Almenara, Bocaiuva, Brasília de Minas, Espinosa, Januária, Janaúba, Paracatu, Salinas, Pirapora, São Francisco e Unaí. Pela manhã, das 8h às 12h, serão realizados os testes para os candidatos da primeira etapa do biênio 2024/2025 e do triênio 2024/2026. À tarde, das 15h às 19h, serão aplicadas as provas referentes à segunda etapa do biênio 2024/2025.
Os candidatos inscritos no PAES concorrem a vagas em 65 cursos de graduação oferecidos pela Unimontes em seu campus-sede e demais campi. A Universidade também conta com um vestibular próprio (cujas provas estão marcadas para 15 de dezembro) e preenche um percentual de vagas pelo Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) via Sisu, do MEC.
Neste domingo, os estudantes serão submetidos a provas de múltipla escolha nas disciplinas de Língua Portuguesa, Literatura Brasileira, Língua Estrangeira, Matemática, Ciências (Biologia, Física e Química) e Ciências Humanas (Filosofia, Geografia, História e Sociologia). Pelas regras do programa seriado, apenas na terceira etapa os candidatos realizam a prova de redação.
O PAES é destinado a alunos matriculados e frequentes no ensino médio de escolas públicas e privadas. A Universidade recebeu inscrições para o programa de estudantes provenientes de 21 estados brasileiros, com maior predominância de Minas Gerais, Bahia e São Paulo. Também foram inscritos candidatos de países como Portugal, Espanha, Bolívia, Estados Unidos, Itália e Peru.
A principal diferença dessa modalidade de avaliação é que o aluno realiza três exames, um ao final de cada ano (primeiro, segundo e terceiro), e a opção pelo curso só ocorre no ano de conclusão do ensino médio. Classifica-se o aluno que obtiver o mínimo de 30% dos pontos distribuídos nas três etapas, observando-se a ordem de acordo com o número de pontos obtidos.
No Comment