Texto: Ana Paula Paixão / Fotos: hudson Brazil

 

Foi realizado na última semana na Santa Casa de Montes Claros, um treinamento sobre Protocolo de AVC para a equipe assistencial e administrativa do hospital. De acordo com a enfermeira do Escritório da Qualidade, Sarah Torres, o objetivo principal foi “guiar as equipes que compõem a emergência do hospital através da implementação de um plano de trabalho para otimizar o tempo de manejo dos pacientes com suspeita de AVC”.  


Com os temas: “AVC: um problema de saúde pública” e “AVC: fase hiperaguda e aguda”, o treinamento foi ministrado pelo consultor científico da Boehringer, Igor Sampietri, e contou com a participação de mais de 160 profissionais. O AVC é uma das principais causas de mortalidade e morbidade no Brasil e no mundo. Além disso, também é a principal causa de incapacidade no adulto. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, uma em cada quatro pessoas irá sofrer um AVC e a cada trinta minutos uma pessoa irá morrer pelo mesmo motivo.

Sobre a Iniciativa Angels

Estabelecida pela Boehringer Ingelheim em 2015, a iniciativa Angels teve um grande impacto na expansão do tratamento disponível para pacientes com AVC e na melhoria dos resultados pelo mundo. O objetivo principal da Angels é aumentar o número de centros capacitados para tratamento do AVC, oferecendo aos hospitais ferramentas que visam mapeamento das oportunidades de melhoria, suporte para implementação e manejo de protocolos, treinamento para as diversas áreas envolvidas e materiais para conscientização de pacientes. Todas elas totalmente adaptáveis às necessidades de cada serviço.