Thom Bar é tricampeão do Comida di Buteco em Montes Claros


 

Estreantes Bendita Espeteria e Tô Atôa ficam em segundo e terceiro, respectivamente. Pela primeira vez, nenhum participante será rebaixado

 

Texto: Wesley Gonçalves

Fotos: Mário Aquino

Os vencedores do Concurso Comida di Buteco 2021 foram conhecidos na noite desta quinta-feira (09/9), no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), em Montes Claros. O vencedor irá representar a cidade no Concurso Nacional no dia 06 de outubro, em São Paulo.

17 butecos participam do Concurso Comida di Buteco (CdB), após quatro adiamentos em função da pandemia do novo Coronavírus (SARS-COV-2) – Covid-19 e aconteceu de 30 de julho a 22 de agosto.

Antes de revelar os vencedores, a coordenação nacional do CdB apresentou uma novidade para os donos de botecos participantes da premiação. Devido às dificuldades enfrentadas pelos bares em 2020/2021 com a pandemia, os participantes deste ano estão, automaticamente, classificados para a edição 2022.

“Pela primeira vez no Comida di Buteco, nenhum participante será rebaixado. Essa foi a forma encontrada pela coordenação nacional de continuar ajudando os botecos participantes a se recuperarem, pois sabemos que no período do CdB, os bares costumam ficar com maior movimento. E temos a certeza que agora os participantes voltam a atenção para pensar em suas receitas para 2022, já que o tema será livre”, ressaltou Maria Eulália Araújo, uma das coordenadoras do CdB.

Em Montes Claros, o Comida di Buteco já teve 10 vencedores diferentes. Thom Bar, tricampeão (2021, 2014 e 2012); Carrancas (2019); Estação 23 (2018); Kina do Caipirão (2017); Universo do Beiju (2016), Bar dos Amigos (2015); Cantina do Léo por três vezes (2005, 2006 e 2010); Bar Barracão (2011); Bar da Tia Dalva (2013) e Bar do Divino (2007).

 

Vencedores

O Thom Bar ficou com o primeiro lugar com o petisco Rapunzel no Sertão das Raízes “Encantadas” (Filézinho suíno trançado com bacon na cama de creme de raízes com baru, colli de fruta e pirão de raízes. Acompanha dose de cachaça). Com a vitória, o boteco chega ao tricampeonato (venceu as edições de 2014 e 2012). Em 2019, último ano antes da pandemia, o buteco ficou em terceiro lugar com o prato “20 Anos de Buteco é Osso”.

O segundo lugar ficou com o estreante Bendita Espeteria e o petisco Raiz dos Gerais (Linguiça caseira frita, panceta e carne de lata. Acompanha batata baroa cremosa ao chutney de abacaxi com rapadura e cachaça).

O bar estreante Tô Atôa, levou a terceira colocação com o prato Rabo Atôa com Barôa (Rabada com creme de batata baroa).

Nesta 14ª edição do Concurso Comida di Buteco em Montes Claros e 21ª Nacional, o CDB aconteceu no formato de sistema “híbrido” e contou com uma campanha focada em ajudar aos botecos participantes de todo o Brasil. E pela primeira vez em sua história, teve o seu foco no delivery e com o movimento “Salve os Butecos!”.

 

Depoimentos

O empresário Thonnely Mendes, dono do Thom Bar, estava emocionado ao receber o prêmio e destacou quais foram os segredos para o tricampeonato.

“Estamos muito felizes com reconhecido pelo público. Lá no bar, fizemos uma linda homenagem aos Catopês, a história infantil da Rapunzel que dá o nome ao petisco e usamos muitos ingredientes de raízes como foi pedido no tema deste ano. Eu costumo dizer que a gente sempre entre no CdB de corpo e alma. E este ano não foi diferente. Porém, devido a pandemia e os decretos sanitários, tivemos 30% do público a menos se comparado aos outros anos. Mesmo assim, chegou a sair 40 pratos por noite, o que dá uma média de 2 petiscos por mesa, o que para a gente foi muito positivo. Lembrando que antes da Covid-19, e sem as restrições, chegamos a fazer 100 pratos com os petiscos por noite. Agora, com confiança e a mesma paixão, vamos levar um pouco da nossa cultura gastronômica para o concurso nacional em São Paulo, no mês que vem”, ponderou o empresário.

Já Frederico Guilherme Pereira de Souza, do Bendita Espeteria, falou da emoção em participar pela primeira vez do CdB e já sagrar-se vice-campeão.

“É com muita alegria que vou dividir esse segundo lugar com a minha família e com os meus clientes, pois estreamos entre os melhores e isso já mostra que o público teve uma boa aceitação do  nosso petisco concorrente. Durante o mês de agosto tivemos um grande movimento devido ao CdB. Foi um crescimento de 40% se comparado aos meses anteriores. O CdB nos ajudou a superar este momento de crise em que o país está passando”, finalizou o empresário.

 

Patrocinadores 2021

O Comida di Buteco é 100% viabilizado com investimento de empresas que acreditam na sua CAUSA como plataforma de desenvolvimento de suas marcas, pois nenhum buteco participante paga nada para participar nem é obrigado a consumir nenhum produto dos patrocinadores.

Eis algumas das principais marcas que estão presentes no Comida di Buteco e que continuam conosco:

Banco Oficial: Santander (clientes têm 10% de desconto nos petiscos concorrentes em grande parte dos estabelecimentos participantes)

Santander e a Gastronomia

O Santander tem nos patrocínios ao setor gastronômico como uma de suas principais estratégias de marca. Nos últimos anos, o Banco tem apoiado eventos nacionais de renome dentro deste segmento.

Esta iniciativa tem como objetivo associar a marca Santander à gastronomia, por meio do apoio às inovações empreendedoras e culturais. Além disso, a instituição gera negócios para toda a cadeia, desde o produtor rural, passando pelos restaurantes e bares, até o consumidor final, com ofertas financeiras, benefícios, e experiências exclusivas. Dessa forma, espera ser reconhecido como o Banco da Gastronomia.

O Farol Santander São Paulo, inaugurado há três anos, também tem a gastronomia como um dos eixos temáticos. O prédio tem hoje, em alguns dos andares, o Café do Mirante, o Bar do Cofre SubAstor e o Boteco do 28.

 

Eisenbahn

“Neste ano a Eisenbahn é a patrocinadora oficial do Comida di Buteco em São Paulo e Rio de Janeiro. A marca tem como propósito convidar os clientes a harmonizar o estilo pilsen com os petiscos do evento que celebram a cultura de cozinha raiz. Serão mais de 200 pontos de vendas: São Paulo (60), Rio de Janeiro (70), Campinas (40), Ribeirão Preto (20) e São José do Rio Preto (17) que entraremos com Eisenbahn Pilsen”.

 

Heinz

Essa é a primeira vez que a Heinz patrocina o Concurso “Comida di Buteco”. “O Comida di Buteco une os melhores bares do Brasil em um concurso que busca o melhor da culinária raiz e Heinz não poderia ficar de fora. Os butecos têm um valor sentimental muito grande na vida dos brasileiros e Heinz quer fazer parte dessa memória afetiva trazendo ainda mais sabor para os deliciosos petiscos criados para o concurso com os nossos condimentos. Estamos animados para fazer parte dessa jornada em busca do melhor buteco do Brasil”, explica Bruno Ferragut, Gerente de Marketing Foodservice da Kraft Heinz.

 

Mc Cain

A McCain já é parceira do Comida Di Buteco há 4 anos consecutivos e para a marca é importante apoiar e fazer parte de um concurso que há mais de 20 anos fomenta a cozinha de raiz aproximando a McCain tanto dos bares e restaurantes independentes que participam, quanto dos consumidores que visitam estes locais durante a disputa. “E é claro que, nesse contexto de happy hour e reunião de amigos e famílias, não poderia faltar o petisco mais democrático e amado por todos: a batata-frita, especialidade da McCain”, comenta Victoria Gabrielli, Diretora de Marketing da McCain Brasil.

Para essa edição do concurso, a McCain traz como sugestão seu mais novo lançamento: as batatas McCain Crispers, que possuem textura super crocante, corte em “v”, ondulada e com casca. Ela é perfeita para criar os mais variados pratos, já que o formato permite saboreá-las com molhos, coberturas (como carne seca ou costela) ou até mesmo recheando as batatas (com guacamole, por exemplo), estimulando a criatividade dos participantes.

 

Reserva 51

Reserva 51, uma das marcas da Cia Müller de Bebidas, confirmou presença em mais uma edição do Comida Di Buteco. A competição, que este ano completa duas décadas de existência, tem o objetivo de resgatar os botecos autênticos de cada região. Em 2021 serão mais de 500 bares participantes em cidades como São Paulo, Belo Horizonte Salvador, Fortaleza, Curitiba, Brasília e Rio de Janeiro.

Assim como nos anos anteriores, a Reserva 51 – uma cachaça extra premium, 100% envelhecidas em barris de carvalho – estará presente nos locais participantes com dosador, copos shot e ainda uma placa personalizada para os bares que entraram no projeto.

 

M Dias Branco

Contando com mais de 65 anos de existência, a M. Dias Branco S.A. Indústria e Comércio de Alimentos é uma empresa do setor de alimentos com ações negociadas no segmento do Novo Mercado na B3. A Companhia produz e comercializa biscoitos, massas, farinha e farelo de trigo, margarinas e gorduras vegetais, snacks, bolos, mistura para bolos, cobertos de chocolates e torradas. Com o objetivo de se aproximar dos consumidores regionalmente em uma ocasião de consumo unâmime entre os brasileiros – o buteco – as marcas de farinha Finna e Isabela apresentam o projeto, sendo Isabela para os estados do Sul o país e Finna para os demais circuitos e também com a marca Piraquê, conforme dito pela gerência de marketing da marca:  “O concurso valoriza receitas originais de bares familiares e suas receitas de raiz, combinando com a originalidade de Piraquê”.

 

Cervejaria Bohemia

Parceira de longa data do Comida di Buteco, a Cervejaria Bohemia propõe ao público um novo olhar para os seus costumes, trazendo para o concurso o conceito do ‘sabor que move tradições’.  “Para a Bohemia, que vem conquistando paladares por gerações, falar do boteco como extensão da nossa casa é justamente levar a tradição adiante, apoiando a cultura, a cozinha de raiz e o consumidor mineiro”, diz a gerente regional de marketing, Fernanda Federico.

 

Dubai Suítes

Com o conforto e sofisticação de uma estrutura única, aliada a uma linha completa de serviços de hotelaria, o Dubai Suítes é a opção certa para quem busca um espaço agradável, de fácil acesso e com atendimento diferenciado. E se for morador de Montes Claros, é só apresentar um comprovante de residência e ganhar 10% de desconto em sua hospedagem.

 

Empresas patrocinadoras em MONTES CLAROS

Cerveja oficial: Bohemia

Apresentador: Finna/Piraquê

Patrocinadores: Coca Cola

Banco Oficial: Santander/ Getnet

Apoiadores: Abrasel, Alternativa Publicidade, Dubai Suítes, Chandon, McCain, Reserva 51, Tabasco, Heinz, Santanense, Dickies e Ryd Entregas

Promoção: Inter TV Grande Minas

Previous Em primeiro amistoso na temporada, Moc América Vôlei é superado pelo Sada Cruzeiro
Next Livro sobre a história de mulheres pioneiras no rádio e na TV no Norte de Minas será lançado nesta segunda-feira

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.