STF: Julgamento sobre suspeição de Moro será retomado no dia 23 de junho


O STF (Supremo Tribunal Federal) retoma no próximo dia 23 de junho o julgamento sobre a suspeição do ex-juiz Sérgio Moro. O plenário da Corte já formou maioria em abril para manter a decisão da 2ª Turma que considerou o ex-magistrado parcial no caso triplex, que mirou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Ainda restam os votos dos ministros Marco Aurélio Mello e Luiz Fux.

O caso foi pautado após a defesa de Lula acionar Marco Aurélio na 2ª feira (31.mai) solicitando a retomada do julgamento. O decano pediu vista (mais tempo de análise) em abril e, apesar de ter devolvido os autos no dia 29 daquele mês, o caso não havia sido pautado por Fux.

Receba a newsletter do Poder360
todos os dias no seu e-mail

O criminalista Cristiano Zanin Martins, que assinou a petição, afirmou que é importante que o julgamento seja retomado antes da aposentadoria de Marco Aurélio, marcada para 5 de julho.

O ministro decano Marco Aurélio, com a percuciência que lhe é característica, participou de todo o julgamento e das discussões atinentes a esse habeas corpus e registrou ter voto pronto sobre a matéria desde 29.04.2021. Essa situação não permite cogitar que o julgamento não seja retomado o mais breve possível”, afirmou.

A conclusão do julgamento reflete diretamente no andamento dos processos contra o ex-presidente Lula. Em abril, o ministro Edson Fachin, relator da Lava Jato, anulou as 4 ações penais contra o petista apresentadas pela força-tarefa em Curitiba.

Os processos foram remetidos à Justiça Federal do Distrito Federal, a quem caberia apenas validar as provas colhidas por Moro durante o processo. Em tese, isso poderia agilizar uma nova condenação contra Lula no caso triplex e frustrar uma eventual candidatura à presidência.

A suspeição de Moro, caso validada pelo STF, anularia toda a investigação conduzida pelo ex-juiz, o que jogaria o processo do triplex à estaca zero.

Previous Tweet de Elon Musk sobre “Baby Shark” faz ações de produtora dispararem
Next Em nova capa, Economist mostrará estátua do Cristo com máscara de oxigênio

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.