Seminário em Porteirinha vai discutir melhorias na produção do queijo da Serra Geral


Iniciativa é gratuita, com realização do Sebrae Minas e parceiros, para capacitar produtores rurais e profissionais técnicos da cadeia produtiva
 
Com o propósito de elevar a qualidade dos queijos produzidos na região da Serra Geral, no Norte do estado, será realizado no dia 20 de agosto, em Porteirinha, o Seminário Regional do Queijo. O encontro é resultado de uma parceria entre o Sebrae Minas, a Associação dos Produtores de Queijo da Serra Geral (Aproqueijo) e a Emater. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas no site Sympla.
A capacitação será promovida por meio de palestras com profissionais especializados que vão abordar temas como o atual momento do mercado de queijos no Brasil, oportunidade de negócios e cuidados que podem evitar prejuízos durante a produção. Um dos destaques é a participação da mestre em controle de qualidade Renata de Paoli, que também é empreendedora, especialista em queijos, além de jurada de concursos nacionais e internacionais. Paoli vai mostrar como produzir e maturar queijos em casa ou em queijaria.
A região de Porteirinha e os municípios da Serra Geral são reconhecidos pela elevada qualidade dos queijos e requeijão produzidos, com premiações nacionais e internacionais. “O seminário é uma oportunidade para que os produtores aprendam novas técnias e processos com profissionais renomados. Nosso propósito é viabilizar cada vez mais uma produção de qualidade e competitiva”, enfatiza a analista do Sebrae Minas Cleris Bibbo.
Um dos que confirmaram presença no seminário, o produtor Everson Pereira produz o requeijão do Toko e conquistou a medalha de Ouro na ExpoQueijo Brasil – Araxá International Cheese Awards, em 2021, entre outras premiações. “Será um momento de aprender técnicas que podem ser implantadas na produção, e de mostrar a qualidade e as características regionais dos nossos produtos”, ressalta.
Produção no município
 
Um levantamento feito pela Emater indica que, somente em Porteirinha, são cerca de 160 queijarias, com uma produção média de 210 mil peças de queijo por mês. Alguns desses produtores já conquistaram medalhas nacionais e internacionais.
As premiações mais recentes foram no Prêmio Queijo Brasil, realizado entre os dias 11 e 14 de julho, em Blumenau (SC). Eles conquistaram nove medalhas, sendo quatro de Ouro e cinco de Prata, entre os 1.542 queijos inscritos, de 20 estados e 260 cidades.
Previous Inauguração da Lovemed: novo marco para a fisioterapia e estética em Montes Claros
Next CIMAMS, 10 ANOS Diretoria anuncia inauguração da nova sede para 2024

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *