Seminário de lançamento do projeto Sabores do Gerais valoriza a gastronomia do Norte de Minas


Evento gratuito ocorrerá no dia 17 de junho e será realizado pela Prefeitura Municipal de Montes Claros e SEAPA, com apoio do Sebrae Minas
 
Agricultores familiares, empreendedores e profissionais envolvidos na cadeia produtiva dos frutos nativos do Cerrado, na região Norte do estado, estarão reunidos no seminário de lançamento do Projeto Pró-Pequi e da marca “Sabores do Gerais”. O evento vai ocorrer no dia 17 de junho, às 19h, no Espaço OAB Eventos. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo Sympla.
A iniciativa tem como objetivo valorizar a fruticultura característica do norte-mineiro, com destaque para o pequi, símbolo da gastronomia regional. As ações também vão incentivar o turismo gastronômico, a produção sustentável e o fortalecimento da economia local. Para isso, a Prefeitura Municipal de Montes Claros e a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SEAPA) promovem o projeto com apoio do Sebrae Minas.
Entre as diversas atividades estão a apresentação de um menu degustação com ingredientes da culinária regional; barracas com diversos produtos da sociobiodiversidade do Cerrado e chopp artesanal fabricado com frutos da região. Haverá também um espaço para troca de experiências entre chefs de cozinha, agricultores da agricultura familiar e empresários. Destaque para a presença do chef francês Claude Troisgros, apresentador do programa “Mestre do Sabor”, da Rede Globo, eleito “chef do ano” por diversos veículos nacionais.
A coordenadora da equipe técnica do projeto Sabores do Gerais, Sarah Melo, afirma que as ações também vão apresentar aos donos de bares e restaurantes novos aspectos relacionados aos frutos do Cerrado. “Entre a variedade que temos está o baru, exportado para várias partes do mundo, mas pouco consumido no mercado interno. O projeto vai envolver toda a ‘cadeia de valor da sociobiodiversidade’ – pesquisa, manejo, produção, beneficiamento, distribuição, comercialização e consumo. Vamos despertar o orgulho da gastronomia do Gerais”, reforça.
O analista do Sebrae Minas Walmath Magalhães destaca que a iniciativa é uma oportunidade de mostrar o potencial da gastronomia regional e apresentar as principais ações que serão desenvolvidas pela entidade durante 12 meses de realização do projeto. “Além de capacitações, vamos promover rodadas de negócios, visitas técnicas e conexão com os atores da cadeia produtiva do Cerrado”, explica.
Identidade e características do Cerrado
 
A inclusão de novos ingredientes regionais no cardápio dos estabelecimentos de alimentação fora do lar é destacada pelo ex-subsecretário de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Rural Sustentável da SEAPA, Ricardo Demicheli, que participou da elaboração do projeto. “As ações vão incentivar o uso de itens típicos do Cerrado e a inserção dos frutos do agroextrativismo na alimentação escolar do município”, reforça.
Para o vice-prefeito de Montes Claros, Guilherme Guimarães, o projeto garante a ampliação das ações do Pró-Pequi. “É uma iniciativa em favor da população do Norte de Minas, que transforma nossos produtos em geração de emprego e renda, além de alimentos para a merenda escolar. É um projeto que vai melhorar a qualidade de vida de produtores, empresários e consumidores”, diz.
Agenda Pro-Pequi – Sabor dos Gerais
Após a realização do seminário, terá início o programa Prepara Gastronomia – iniciativa do Sebrae Minas para capacitar os pequenos negócios do segmento de alimentação fora do lar, com realização de workshops ministrados por profissionais especializados, cursos de gastronomia. O program também promove o acesso a feiras e eventos de gastronomia, capacitação de merendeiros e nutricionistas, elaboração e impressão de um livro para a região do APL do Pequi e a cultura alimentar regional do Cerrado Norte Mineiro. As ações do projeto serão encerradas com um Festival Gastronômico, em Montes Claros, no próximo ano.
Previous Cônsul de Portugal em Minas Gerais cumpre agenda em Montes Claros e visitará a Unimontes
Next Prova de redação do vestibular para candidatos acima de 60 anos da Unimontes serão aplicadas neste domingo.

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *