Divulgação dos atrativos turísticos regionais, produção de mel e apresentação da plataforma Sebrae Play são algumas das ações na feira
Os visitantes da 50ª Exposição Agropecuária de Montes Claros (Expomontes), que vai acontecer de 28 de junho a 7 de julho, em Montes Claros, receberão orientações sobre empreendedorismo e conhecer projetos apoiados pelo Sebrae Minas para beneficiar o empreendedor rural e a cadeia do turismo na região. A entidade é parceira do evento, que é um dos maiores do setor no estado.
Durante a feira, será apresentada a plataforma Sebrae Play, que disponibiliza conteúdos, cursos e séries de aprendizagem direcionados ao universo de quem deseja abrir ou expandir um negócio. Outra iniciativa é o programa Territórios Mais Atrativos, que oferece apoio aos gestores públicos e lideranças locais em processos que tornam os municípios mais atraentes aos negócios.
Ainda no estande do Sebrae Minas serão expostos e comercializados produtos da Cooperativa dos Apicultores e Agricultores Familiares do Norte (Coopemapi), como o mel de aroeira. A entidade ofereceu capacitações aos apicultores para que, em 2022, conseguissem obter o registro da Indicação Geográfica (IG) de Denominação de Origem (DO). O selo reforça a qualidade do produto e traz reconhecimento pelo mercado e pelos consumidores.
Haverá também espaço para divulgação de roteiros turísticos da região, como o Parque Nacional Cavernas do Peruaçu, da região de Januária, e as belezas naturais da Cordilheira do Espinhaço, região para ecoturismo e a prática de birdwatching (observação de aves).
Em parceria com a Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Fundetec), o estande receberá, ainda, o trabalho de divulgação da Norte Valley, integrante do Ecossistema de Inovação do Norte de Minas, que irá proporcionar visibilidade aos empreendimentos atendidos por meio de projetos de inovação. “Expomontes é um momento para que, de forma estratégica, possamos apresentar aos visitantes nossas soluções de apoio ao empreendedorismo e, também, dar visibilidade aos projetos parceiros”, ressalta o analista do Sebrae Minas Mateus Santos.
Sobre a 50ª Expomontes
A expectativa para a edição 2024 da Expomontes é movimentar cerca de R$ 400 milhões em negócios, receber 400 mil pessoas durante os dez dias de realização, e gerar cinco mil empregos diretos e indiretos. “É um evento que se tornou uma das mais tradicionais do país, e que vem crescendo a cada ano. Em 2024, esperamos aumentar o faturamento com a realização dos leilões e gerar ainda mais negócios”, ressalta o presidente da Sociedade Rural de Montes Claros, José Henrique Veloso.
No Comment