Sebrae Minas promove capacitação digital a educadores de Montes Claros e Varzelândia 


Programa “Eu Educador e o Digital” auxilia professores com o uso de tecnologias e ferramentas no ensino remoto 

 

 

Ensinar à distância está sendo um dos maiores desafios dos educadores durante a pandemia, o que exige do professor ainda mais dedicação e criatividade. Para auxiliá-los nessa nova realidade, o Sebrae Minas capacitou professores dos ensinos infantil e fundamental de Montes Claros e Varzelândia, por meio do programa “Eu Educador e o Digital”, um curso voltado para a inclusão e alfabetização digital.

 

Marlene do Carmo de Almeida da Escola Municipal Maria Geralda Ruas, em Varzelândia, é uma das professoras capacitadas pelo programa. Segundo ela, o curso foi fundamental para a adaptação ao ensino à distância. “Foi utilizada uma metodologia em que nós aprendemos na prática como despertar o interesse dos alunos, compartilhar telas, postar e receber atividades. Com isso, agora conseguimos a usar a tecnologia a nosso favor e em prol do aprendizado”, enfatiza.

 

Outra professora que aprovou a capacitação foi Maria do Socorro Ribeiro Silva, do 2° ano fundamental da Escola Estadual Coronel Filomeno Ribeiro, de Montes Claros, instituição referência em educação empreendedora na região. “Eu não tinha muita intimidade com a tecnologia, o que dificultava minhas atividades no ensino remoto, mas, depois de participar da capacitação, despertei a vontade de aprender e hoje tenho muito mais facilidade”, ressalta.

 

O consultor Thomas Aurbach destaca que, após a capacitação, os professores se sentem mais seguros para utilizar as plataformas digitais. “O curso ajuda o professor a vencer a insegurança e o medo de lidar com o celular ou o computador. Eles passam a entender o uso dessas ferramentas e, aos poucos, vão otimizando as aulas virtuais.”

 

Para a analista do Sebrae Minas Hebbe Mendes, o programa é um passo importante para que os professores se insiram de vez no mundo digital.  “Nosso objetivo é facilitar e treinar os educadores para que eles tenham condições de interagir com os alunos e deixar as aulas virtuais mais atrativas, sem perder qualidade do ensino”, reforça.

 

Como participar

 

Os interessados em participar da iniciativa no segundo semestre devem entrar em contato com a Secretaria de Educação do seu município, com a Superintendência Regional de Ensino, ou com o Sebrae Minas pelo telefone (38) 3224 7350.

Previous CIMAMS DEBATE MARCO REGULATÓRIO SOBRE SANEAMENTO BÁSICO E ESGOTAMENTO SANITÁRIO COM PREFEITOS, SECRETÁRIOS DE OBRAS E PROCURADORES JURÍDICOS
Next Em exposição no Montes Claros Shopping, a tradição e a cultura viva das Festas de Agosto

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.