Sebrae Minas leva inovação a pequenos negócios de Pirapora e região


   Sebrae Minas leva inovação a pequenos negócios de Pirapora e região

Programa Agente Local de Inovação irá auxiliar 22 micro e pequenas empresas a melhorarem o desempenho e a produtividade de seus negócios

Vinte e dois empresários de Pirapora, Buritizeiro e Várzea da Palma aprenderão, na prática, como incorporar a inovação ao dia a dia de seus negócios. O grupo foi selecionado para participar gratuitamente do Programa Agente Local de Inovação (ALI)  do Sebrae Minas, na microrregião de Pirapora. O atendimento será realizado em cinco ciclos de quatro meses.

O objetivo do programa, idealizado pelo Sebrae, em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), é estimular a cultura da inovação e fomentar a competitividade dos pequenos negócios, por meio de orientação e acompanhamento personalizado de um agente local de inovação.

A analista do Sebrae Minas Katia Leite destaca que o foco do ALI neste ciclo é mensurar a produtividade atual das empresas e aplicar ferramentas ágeis para que, ao final do ciclo, elas consigam melhorar os resultados. Ela reforça o grande interesse dos empreendedores da região em participar da iniciativa. ” Percebemos muito empenho dos empresários. Eles estão engajados para que os seus negócios evoluam, o que demonstra que fomos assertivos em trazer a metodologia ALI para a região”, ressalta.

Proprietária da Microcel, com quatro lojas de vendas e assistência técnica de eletrônicos em Pirapora, Rosiane Freitas dos Reis está feliz por ter sido selecionada e busca expansão do negócio. “Estamos em uma fase de mudanças em que nos preparamos para abrir mais uma loja. O programa ALI veio na hora certa. Espero adquirir novos conhecimentos de gestão administrativa e financeira, melhorar o marketing e, como consequência, aumentar a produtividade”, enfatiza.

O programa

O ALI é composto por cinco ciclos de quatro meses, que terão início em março de 2021 e deverão se encerrar em novembro de 2022. Podem aderir empresas que tenham faturamento anual de até R$ 4,8 milhões, dos setores da indústria, comércio ou serviços.

O programa integra o Brasil Mais, iniciativa da Secretaria Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia, em parceria com Sebrae, Senai e ABDI. Os especialistas responsáveis pelas orientações às empresas são bolsistas do CNPQ, selecionados e capacitados pelo Sebrae, que vão até os estabelecimentos para implementar, acompanhar e disseminar a cultura da inovação.  A expectativa é de que, até 2022, cerca de 12 mil micro e pequenas empresas (MPEs) de Minas Gerais sejam visitadas pelos Agentes Locais de Inovação.

As empresas de toda a Regional Norte que queiram participar dos próximos ciclos podem se inscrever pelo site do Sebrae.  

Outras informações pelo telefone 0800 570 0800 ou (38) 3741-3390 na microrregião de Pirapora.

Previous Sebrae Minas, Governo do Estado e Codemge firmam parceria para realização do Sebraetec  
Next HUCF inicia atividades dos Programas de Residência Médica e da Residência Multiprofissional e de Áreas Profissionais em Saúde

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.