Nos dias 5 e 6 de agosto, Salinas sediará o 1º Seminário da Cachaça, uma iniciativa conjunta do Sebrae Minas e da Associação dos Produtores Artesanais de Cachaça de Salinas (APACS). O evento tem como objetivo capacitar os produtores locais e aprimorar a qualidade da cachaça, reconhecida mundialmente como uma das melhores bebidas do seu segmento. As inscrições podem ser feitas através do site Sympla.
Aperfeiçoamento e Inovação
Especialistas do setor abordarão diversos temas relevantes, como a redução do uso do componente químico Carbamato de Etila, sem comprometer a qualidade da cachaça. Também serão discutidas novidades sobre bebidas mistas com derivados da cachaça, o uso de madeira no processo de envelhecimento do aguardente e a produção do caná, uma nova bebida com grande potencial de mercado.
Destaques da Programação
Um dos pontos altos do seminário será a participação da palestrante Amazile Biagioni Maio, engenheira química e mestre em alimentos, diretora do laboratório LABM, reconhecido nacionalmente por seu papel no controle de qualidade de bebidas e alimentos.
Albertino Correia, analista do Sebrae Minas, destaca a importância do evento para a região de Salinas, conhecida como a capital mundial da cachaça. Ele ressalta o propósito de capacitar os produtores locais, promover melhorias na produção e ampliar as oportunidades de mercado.
Panorama Atual da APACS
Atualmente, a APACS conta com 26 associados, responsáveis pela produção de 50 marcas de cachaça, das quais 25 possuem o Selo de Indicação Geográfica do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). A produção anual gira em torno de dois milhões de litros de cachaça.
Detalhes do Evento:
- Data: 5 e 6 de agosto
- Horário: Das 9h às 17h
- Local: Buffet Madri – Rua Barão Do Rio Branco, nº 163 – Centro
- Inscrições: Através do Link Sympla
Programação:
Dia 5 de agosto:
- 9h às 11h: Palestra sobre Bebidas Mistas e Licores: importância, mercado e produção
- 14h às 16h: Carbamato de Etila: origens, monitoramento, avanço e prevenção
Dia 6 de agosto:
- 9h às 11h: Produção do Caná: uma nova bebida, uma nova oportunidade
- 14h às 16h: Madeiras nacionais no armazenamento da cachaça de alambique
- 17h: Encerramento
No Comment