São Paulo não sediará Copa América, anuncia Doria


O governador de São Paulo, João Doria (PSDB) anunciou nesta 3ª feira (1º.jun.2021) que o Estado não vai receber os jogos da Copa América de futebol. A decisão foi tomada depois de consulta aos integrantes Centro de Contingência do Coronavírus.

Segundo comunicado, os cientistas apontaram que neste momento a realização do torneio “representaria uma má sinalização de arrefecimento no controle da transmissão do coronavírus, prioridade absoluta do Governo do Estado”. 

Doria pediu ao secretário-geral da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), Walter Feldman, que busque alternativas para a realização da Copa América fora de São Paulo. O governador comentou a decisão em seu perfil no Twitter.

A decisão vem 1 dia depois de Doria anunciar que não iria se opor à realização dos jogos no Estado. O governo havia dito que respeitaria a decisão da CBF caso o Estado fosse definido como um dos locais de jogos da Copa América, “desde que os protocolos do Plano São Paulo sejam obedecidos”.

Receba a newsletter do Poder360
todos os dias no seu e-mail

Mais cedo nesta 3ª feira (1º.jun), o ministro da Casa Civil, Luiz Eduardo Ramos, confirmou que a Copa América será realizada no Brasil. Segundo Ramos, os jogos não terão público e serão realizados em Mato Grosso, Rio de Janeiro, Goiás e Distrito Federal.

Na manhã desta 3ª feira (1º.jun), o presidente Jair Bolsonaro disse que a Copa América será realizada no Brasil no que depender do governo federal. “Conversei com todos os ministros interessados e, da nossa parte, positivo. O que está havendo aqui? Um movimento da Globo contrário, porque o direito de transmissão é do SBT”, disse Bolsonaro.

A Conmebol confirmou na última 2ª feira (31.mai) que a Copa América 2021 será realizada no Brasil. De acordo com a organização, o torneio terá a mesma data de início, 11 de junho. A lista de cidades que vão receber os jogos ainda será divulgada.

O torneio foi cancelado na Argentina no domingo (30.mai) por causa do avanço da pandemia. A Colômbia, que sediaria a Copa América junto com os argentinos, também desistiu pelo mesmo motivo e pela pressão de manifestantes.

Eis a íntegra da nota do governador João Doria:

“O Governador João Doria solicitou ao secretário-geral da Confederação Brasileira de Futebol, Walter Feldman, que busque alternativas para a realização da Copa América fora do Estado de São Paulo.

Após ampla consulta aos membros do Centro de Contingência sobre os efeitos que a realização da Copa América teria sobre a Pandemia de Covid-19 no Estado de SP, os cientistas apontaram que neste momento a realização do torneio representaria uma má sinalização de arrefecimento no controle da transmissão do coronavírus, prioridade absoluta do Governo do Estado”. 

Previous Brasil tem mais 2.408 mortes e 78.926 casos de covid-19 em 1 dia
Next Bolsonaro comemora resultado do PIB: “Voltando ao ritmo pré-pandemia”

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.