SANTA CASA REALIZA TREINAMENTO DE TERAPIA NUTRICIONAL


Texto Ana Paula Paixão / Fotos Kamila Soares
Entre os dias 22 e 25 de junho, a Equipe Multiprofissional de Terapia Nutricional (EMTN) da Santa Casa de Montes Claros ministra treinamento para os profissionais de enfermagem do hospital. Com o tema “Terapia Nutricional”, a enfermeira Thalita Alves explica que o foco da iniciativa é a atualização da equipe de enfermagem. “Nossa meta é reforçar junto a eles quanto às boas práticas na Terapia Nutricional, garantindo uma assistência de qualidade e segura aos nossos pacientes”, diz.
De acordo com ela, o momento também permite uma aprimoração em relação aos conhecimentos no que diz respeito à Terapia Nutricional Enteral, Parenteral e Suplementos; uma vez que são repassadas as atualizações dos protocolos e fluxogramas institucionais. Além disso, são sanadas possíveis dúvidas das equipes, esclarecendo e fortalecendo a importância da Terapia Nutricional no ambiente hospitalar.
Thalita ressalta que “a nutrição é a arte de alimentar vidas”. Quando o paciente está internado, ele precisa de cuidados especiais com a alimentação. Na Santa Casa de Montes Claros, cada paciente passa por avaliação nutricional. Dessa maneira, é possível definir qual tipo de dieta será fornecida a ele: oral, enteral ou parental. Essa dieta e a forma como o alimento deve ser preparado segue critérios específicos.
“A dieta no ambiente hospitalar pode ser dividida em oral (quando o paciente consegue alimentar-se através da boca), enteral (alimento oferecido em forma líquida quando o paciente não pode ingerir alimentos sólidos por via oral) ou parenteral (quando a dieta é administrada por via intravenosa). Assim, a meta da terapia nutricional é manter ou recuperar o estado nutricional do paciente, reduzindo o risco de desnutrição, auxiliando na cicatrização de feridas e, consequentemente, diminuindo o tempo de permanência hospitalar”, explica.
Previous Com lançamento de dois livros, projeto “GeoLives/Unimontes” debate a essencialidade dos espaços públicos de lazer
Next Hackathon desafia estudantes a buscarem soluções inovadoras para banco de leite do Norte de Minas

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.