SANTA CASA MONTES CLAROS INAUGURA BANCO DE PERUCAS PARA PACIENTES COM CÂNCER


ONG Fio de Luz firma parceria com a Santa Casa de Montes Claros para doação de perucas para pacientes oncológicas.
Dona Maria de Lurdes Santos foi a primeira paciente oncológica da Santa Casa Montes Claros a receber a doação.
 
Texto: Ana Paula Paixão / Fotos: Manoel Alves
O câncer é uma doença delicada e muito agressiva. Para combater a enfermidade, é  utilizado um conjunto de medicamentos no tratamento, ou seja, a quimioterapia. Devido a isso, cada paciente apresenta diversos efeitos colaterais, entre eles, a queda de cabelo. No caso das mulheres, esta experiência pode se tornar uma das etapas mais complicadas e traumáticas, uma vez que atinge a autoestima das pacientes.  “Atendemos uma região muito carente. A maioria das nossas pacientes acaba vindo de outras cidades para fazer o tratamento em Montes Claros e, muitas delas, não têm condições financeiras para adquirir uma peruca”, diz a oncologista clínica, Dra. Cláudia Teixeira.
Pensando em amenizar a situação, a ONG Fio de Luz, em parceria com a Santa Casa de Montes Claros, inaugurou na última semana o banco de perucas do hospital. De acordo com o presidente da ONG, Edmilson Marques, a ação tem como objetivo melhorar a autoestima das pacientes. “Em 2018 abri uma loja de cabelos em Venda Nova-MG. Certo dia, uma paciente oncológica que passava pela loja, admirando os cabelos, comentou que não tinha condições de comprar. Diante da situação, tomamos a iniciativa de providenciar uma peruca para ela. Nos tornamos amigos e percebi o quanto a peruca fazia diferença durante o tratamento dela. Um tempo depois, ela voltou à loja com os resultados do tratamento e me disse que estava curada do câncer. Esta notícia foi um divisor de águas em minha vida. Viajei para São Paulo, comprei 80Kg de cabelos e passamos a confeccionar perucas para doação”, disse.
Atualmente, a ONG Fio de Luz já realizou a entrega de mais de 3.500 (três mil e quinhentas perucas) para 31 hospitais. Entre eles está a Santa Casa de Montes Claros, que recebeu o total de 30 perucas, inicialmente.  As perucas ficam expostas no setor de oncologia e as pacientes, que são atendidas pelo SUS, podem optar por qual levará para casa gratuitamente. Uma dessas pacientes foi a Maria de Lourdes Santos, 56, moradora da cidade de Itacambira-MG e que está em tratamento contra o câncer há três meses. “Eu adorei a minha peruca. Para mim, foi como um presente de Natal. Agradeço a Deus por todas as pessoas que Ele tem colocado em minha vida”, disse emocionada.
Previous Banda The Trickets
Next Maioria dos donos de micro e pequenas empresas pretende investir no negócio em 2021

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.