SANTA CASA MONTES CLAROS ADQUIRE NOVOS RESPIRADORES


Texto: Ana Paula Paixão / Fotos: Hudson Brazil
Através de emenda parlamentar do Deputado Marcelo Freitas (PSL/MG), a Santa Casa de Montes Claros adquiriu 2 equipamentos de Raio X Digital e mais 9 respiradores, que já se encontram em uso no hospital. De acordo com o superintendente da Instituição, Maurício Sérgio Sousa e Silva, as novas aquisições contribuem para o reforço no combate ao novo coronavírus. “Com a união de todos, temos buscado várias formas para humanizar mais ainda nosso atendimento, prestando assistência digna aos pacientes de nossa região”, diz
Fernanda Rodrigues, especialista clínica de produtos, explica os benefícios dos novos equipamentos. “Um dos diferenciais é em relação ao transporte intra-hospitalar. Por exemplo, em situações em que o paciente evolui com uma insuficiência grave e o mesmo precisa ser transportado, com este respirador é possível realizar essa condução com o próprio ventilador”, fala. Ela reforça ainda que o equipamento pode ser deslocado junto com o paciente para a realização de exames como tomografia, ressonância, entre outros. A especialista ressalta que através do equipamento também é possível realizar a terapia de alto fluxo. Ou seja, antes do paciente evoluir e precisar de uma ventilação invasiva (intubação).  “Através dessa terapia é possível prevenir uma intubação precoce”, complementa Fernanda. O ventilador mecânico pode ser utilizado tanto em adultos, quanto em crianças.
 
O uso do respirador (ventilador mecânico)
 
De acordo com Fernanda “quando um paciente apresenta uma insuficiência respiratória aguda, com um fluxo de oxigênio considerado um alto fluxo de até 60 litros por minuto, sendo não tolerada por ele e com uma saturação (oxigenação) do sangue baixa; a situação desse paciente é evoluir para uma ventilação invasiva, ou seja, quando a própria pessoa não consegue mais demandar oxigênio suficiente para os pulmões”. Dessa forma, o ventilador pulmonar passa a exercer essa função.
 
O fisioterapeuta da Santa Casa Montes Claros, Rodrigo Veloso, fala sobre a atuação profissional em relação ao manuseio do equipamento dentro da UTI. “Monitoramos a manutenção dos dados ventilatórios do paciente e da musculatura respiratória no sentido de tentar evitar que o paciente entre em insuficiência respiratória”, explica. Por outro lado, quando o paciente evolui para a respiração mecânica, a função do fisioterapeuta é evoluir esse desmame do paciente da ventilação o mais breve possível. “Todo o controle da ventilação artificial, desde a intubação até o desmame, é função do fisioterapeuta”.
 
Helmet 7lives (capacete respiratório)
 
Outra novidade na Santa Casa Montes Claros é a aquisição do Helmet 7lives – capacete de respiração assistida não invasiva. “Esse capacete é bem confortável, pois permite que o paciente converse e até se alimente. A função básica dele é tentar evitar que o paciente precise ser intubado”, explica o fisioterapeuta Rodrigo. A técnica utilizada é a fixação do capacete no pescoço do paciente, de forma que vede a passagem do ar. Após isso, são aplicados os gazes medicinais com oxigênio e ar comprimido, gerando uma pressão que ajudará na respiração do paciente. Rodrigo ressalta que além dessa novidade existem outras interfaces tradicionais como a ventilação não invasiva “que é uma máscara acoplada ao respirador para tentar ventilar esses pulmões do paciente”.

Durante a entrega dos equipamentos, o Deputado Marcelo Freitas (PSL/MG) parabenizou a gestão do hospital. “Queria parabenizar a Santa Casa de Montes Claros pela atenção a toda a população do norte de Minas. Sem dúvida alguma, esses recursos permitem, especialmente neste momento de pandemia, salvar a vida das pessoas. Essa é a missão da Santa Casa e tem todo nosso apoio e respeito”, ressaltou.
Previous Novas doações de empresas e da comunidade reforçam trabalho de assistência à saúde do HUCF
Next Empreendedores confiantes nas vendas de ovos de Páscoa artesanais

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.