Texto: Ana Paula Paixão / Foto: Hudson Brazil
A Santa Casa de Montes Claros iniciou na manhã de hoje, 06, a realização de testes de COVID-19 na modalidade drive thru. A tenda para coleta dos exames, PCR e/ou sorológico, está localizada na Rua Barão do Rio Branco, 882, Centro. O gerente do Laboratório da Santa Casa, Romeu Mota, explica que, para a realização do exame, é necessário pedido médico. “O tipo de exame, PCR ou sorológico, é realizado de acordo com a solicitação médica. O prazo de entrega do resultado é de, em média, sete dias”, diz.
De acordo com o superintendente Maurício Sérgio, a Instituição já contava com a coleta domiciliar para os casos suspeitos de COVID-19 e, a partir de hoje, passa a contar com mais essa modalidade. “A iniciativa busca dar mais agilidade, conforto e tranquilidade para quem precisa fazer os exames, uma vez que a pessoa não precisa sair do carro”, fala.
O exame sorológico para COVID-19 é realizado a partir da amostra de sangue do paciente. A metodologia consiste na verificação da resposta imunológica do corpo em relação ao novo coronavírus, ou seja, detecta a presença de anticorpos IgA, IgM e IgG em pessoas que foram expostas ao SARS-CoV-2. A realização do exame é indicada sete dias após o início dos sintomas, uma vez que a produção de anticorpos no organismo só ocorre depois desse período mínimo após a exposição ao vírus.
Já o exame PCR é indicado para quem apresenta sintomas e tem por objetivo detectar se está com o vírus SARS-COV-2, causador da COVID-19. Ele é colhido através de SWAB (cotonete estéril), com duas amostras: secreção nasal e de secreção nasofaringe.
O drive thru funciona das 8 às 16h, de segunda a sexta-feira. As duas modalidades podem ser feitas através de convênios ou particular. Para realização do exame é necessário o pedido médico e o agendamento prévio através do 38 98841-3127 (whatsapp).