Sala Mineira do Empreendedor está presente em 30 municípios no Norte de Minas 


Parceria entre Sebrae Minas, Jucemg e prefeituras reduz burocracia e fomenta o desenvolvimento dos pequenos negócios na região

 

Fruto de uma parceria do Sebrae Minas com a Junta Comercial do Estado de Minas Gerais (Jucemg) e prefeituras municipais, a Sala Mineira do Empreendedor está presente em 30 cidades do Norte de Minas. A inciativa tem como objetivo simplificar e aprimorar o ambiente de negócios, além de facilitar a abertura de novos empreendimentos, por se tratar de um espaço de referência para o empresário.

O gerente da Regional Norte do Sebrae Minas, Cláudio Luiz Oliveira, destaca que, desde 2017, quando foi oficializada a parceria, o Sebrae trabalha para levar o espaço aos municípios. “Com a Sala, é possível desburocratizar a abertura de empresas e oferecer aos empreendedores orientações sobre como gerir seus negócios de forma mais profissionalizada. Esperamos contribuir para uma redução significativa do número de empresas informais, além de fomentar o aumento da arrecadação e a geração de renda nos territórios”, enfatiza.

 

Ampliação de compras públicas

 

Um dos segmentos que conta com apoio da Sala Mineira do Empreendedor é a agricultura familiar, incentivada por meio de compras públicas. Em Jaíba, onde a Sala funciona desde 2017, foi registrado um aumento expressivo nessas compras, como explica a agente de desenvolvimento Juliana Franciny Pereira. “Fizemos um trabalho junto à Secretaria Municipal de Educação e alcançamos um percentual de 60% nas compras realizadas junto aos produtores locais. Até então, o índice não chegava sequer aos 30% exigidos pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE)”, conta. Juliana diz que, atualmente, são feitos cerca de 300 atendimentos mensais na Sala Mineira no município.

 

Recéminaugurada

 

Umas das últimas Salas inauguradas na região foi a do município de Bonito de Minas.  O agente de desenvolvimento Kenji Marques Kikuchi diz que os empreendedores locais já manifestam grande expectativa em relação aos serviços que serão oferecidos. “Já fizemos encontros e traçamos planos para melhorar o ambiente de negócios nas empresas já existentes e junto às que deverão ser criadas. Essas parcerias contribuem para fazer despertar a mentalidade empreendedora nos interessados em ter seu próprio negócio. Com a inauguração da Sala Mineira, tenho certeza de que o comércio vai crescer e, juntos, poderemos criar empreendimentos que vão gerar emprego e renda e fortalecerão o poder público e o conjunto da população”, ressalta.

 

Além de oferecer atendimento aos negócios, alguns destes espaços já contam também com o Ponto de Atendimento Virtual (PAV) da Receita Federal, que promove a inclusão de contribuintes impossibilitados de acessar o site da instituição ou que têm dificuldades de deslocamento.

 

Os 30 municípios que já contam com a Sala Mineira do Empreendedor são: Bocaiúva, Buenópolis, Guaraciama, Coração de Jesus, Grão Mogol, São Francisco, Pedras de Maria da Cruz, Januária, Itacarambi, Bonito de Minas, Manga, Verdelândia, Matias Cardoso, Jaíba, Janaúba, Pai Pedro, Serranópolis de Minas, Mato Verde, Monte Azul, Porteirinha, Espinosa, Buritizeiro, Ponto Chique, Lagoa dos Patos, Jequitaí, Ibiaí, Montes Claros, Varzelândia, Japonvar e Taiobeiras.

 

Já Salinas, Berizal, Curral de Dentro, Novorizonte, Rio Pardo de Minas, Santa Cruz de Salinas, Indaiabira, Fruta de Leite, entre outros, estão em processo de documentação e, em breve, terão seus espaços inaugurados.

 

Os gestores públicos interessados em ter a Sala Mineira em seus municípios podem o procurar o Sebrae Minas pelo telefone (38) 3 224- 7350 ou acessar o site.

 

Previous Vencendo desafios da pandemia: Unimontes comemora 59 anos com uma série de atividades e obras em andamento
Next Geografia da Saúde da Unimontes divulga estudo sobre um ano de pandemia e Norte tem 4,5% dos óbitos por Covid-19 em MG

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.