Rotary Internacional faz doação de equipamentos de combate à Covid-19 para o HUCF


O Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF) recebeu na tarde desta terça-feira (10/8) a visita do ex-governador do Distrito 4760 do Rotary Internacional Nelson Fonseca. Acompanhado de lideranças e rotarianos, ele efetivou a entrega ao HUCF da doação de equipamentos usados na intubação de pacientes da Covid-19, iniciativa do programa de subsídio global do Distrito 4760, do Rotary Internacional.

 

A comitiva do Rotary foi recebida pela superintendente do Hospital Universitário Clemente de Faria Priscilla Izabella Fonseca Barros de Menezes, também rotariana. Ele destacou a importância da parceria com o Rotary em favor dos menos favorecidos e no esforço para salvar vidas diante do enfrentamento da pandemia.

“O Rotary sempre foi parceiro do Hospital Universitário Clemente de Faria. Estamos extremamente felizes com esta ação rotária que tem por finalidade ajudar os hospitais no combate à Covid-19”, afirmou Priscilla Menezes. “Especialmente para o HUFC, esta doação significa muito, pois, somos o único hospital com atendimento 100% gratuito pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Agradeço em nome de toda a diretoria do hospital, da Unimontes e da área assistencial, pela valorosa e importante doação, que vai nos ajudar muito no atendimento aos nossos usuários do SUS”, ressaltou a superintendente do HUCF.

Foram entregues ao Hospital Universitário 506 itens, no valor de R$ 15.506,00. O projeto de Subsídio Global do Rotary Distrito 4760 alcança o valor total de R$ 470.260,00.

Foram beneficiados 29 hospitais de Minas Gerais, indicados pela Secretaria Estadual de Saúde, que considerou a proporção dos leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) Covid-19 de cada instituição. Vinculado à Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), o HUCF é referência regional no atendimento aos casos do Coronavírus.

O ex-governador do Distrito 4760 do Rotary International Nelson Fonseca explicou a importância da doação dos equipamentos para o atendimento aos pacientes da Covid-19 por parte dos hospitais beneficiados. Ele lembrou que, devido às restrições impostas pela pandemia, foi impossibilitada a realização da Conferência Distrital em sua gestão, que deveria acontecer em julho de 2021. Os recursos que seriam gastos no evento foram realocados para a compra e doação dos equipamentos doados para os hospitais.

“Devido às restrições impostas por decretos e normativas sanitárias, demos a ideia de transformar os recursos destinados ao evento no Projeto de Subsídio Global para a aquisição de equipamentos para o combate à Covid-19, o que foi prontamente aprovado pelos rotarianos do Distrito. O Rotary tem um carinho enorme pelo HUCF, pois sabemos da sua importância enquanto hospital 100% público, voltado para aqueles que mais necessitam”, destacou Nelson Fonseca.

Além do HUCF, foram beneficiados com a ação do Rotary em Montes Claros os hospitais Dílson Godinho, Aroldo Tourinho, Mário Ribeiro e Santa Casa de Misericórdia. No Norte de Minas, as doações também foram destinadas para hospitais com UTI Covid-19 de Bocaiúva, Brasília de Minas, Janaúba, Pirapora e Porteirinha.

*Informação Salva Vidas!

A indicação dos hospitais, nos municípios da área de jurisdição do Distrito 4760, bem como a quantidade de itens destinados a cada um, coube à Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), que se baseou no número de leitos de Covid-19 existentes em cada unidade hospitalar.

Essa ação em Minas Gerais faz parte da Campanha Nacional “#InformaçãoSalvaVidas”, organizada por todos os Rotary Clubes do Brasil, com o objetivo de reforçar o compromisso de uma das maiores organizações sem fins lucrativos no mundo em combater doenças e apoiar a comunidade difundindo informações embasadas cientificamente sobre a Covid-19.

Com o slogan: “Vacinas funcionam, o Rotary acredita no poder da informação e no combate a doenças”, a campanha foi concebida e desenvolvida com base em evidências científicas chanceladas pela Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), a agência da Organização Mundial de Saúde para as Américas (www.paho.org).

 

*Com informações do Rotary Internacional

Previous “UM COMPUTADOR DOADO = UM ALUNO CONECTADO”
Next UNIDADE AVC

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.