O Festival de Cinema de Montes Claros, que comemora os 21 anos do Cineclube Cinema Comentado, acontece entre os dias 18 e 20 de outubro e trará uma série de atividades gratuitas, incluindo oficinas, shows musicais e rodas de conversa sobre o audiovisual. Um dos destaques da programação é a Roda de Conversa “Políticas Públicas: da Formação à Difusão”, que ocorrerá no dia 20 de outubro, das 16h às 18h, no Museu Regional do Norte de Minas.
O debate contará com a participação de Matheus Rufino, gestor da Rede Minas e da Rádio Inconfidência em Belo Horizonte, além de especialista na elaboração de editais para leis de incentivo ao audiovisual. Matheus compartilhará seu conhecimento ao lado de Cavi Borges, renomado diretor e produtor cinematográfico carioca.
A Roda de Conversa vai abordar desde a formação dos profissionais do audiovisual, passando pelo desenvolvimento de projetos, até a exibição em mostras e festivais. Matheus enfatiza a importância da capacitação para realizadores e gestores culturais. Segundo ele, fortalecer a formação de agentes culturais é essencial para garantir a sustentabilidade do setor e para fortalecer os conselhos estaduais e municipais de cultura.
Matheus está entusiasmado com o Festival de Cinema de Montes Claros, elogiando a organização do evento e destacando as diversas oportunidades de networking, discussão de políticas públicas e parcerias no setor audiovisual. “É uma oportunidade de amadurecimento e um passo à frente para a cultura cinematográfica da região”, afirma.
O evento é produzido pela Fulô Comunicação e Cultura e conta com o apoio do Museu Regional do Norte de Minas, Curso de Cinema e Audiovisual da Unimontes, PREX, e recursos da Lei Paulo Gustavo (LPG). Toda a programação é gratuita.
No Comment