Randolfe pedirá convocação de Osmar Terra e Paolo Zanotto pela CPI da Covid


O vice-presidente da CPI da Covid, senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), disse nesta 6ª feira (4.jun.2021) que apresentará requerimento pedindo a convocação do deputado Osmar Terra (MDB-RS) e do virologista Paolo Zanotto. Os dois devem explicar a existência de um suposto “gabinete paralelo” criado para aconselhar o governo federal na condução da crise da covid-19.

Em vídeo divulgado pelo site Metrópoles, Zanotto propõe a criação de um “shadow board” –algo como um “gabinete das sombras”– para guiar as ações do Executivo no combate à pandemia.Médico

“A prova definitiva da existência do Gabinete Paralelo que a CPI já investigava. Estou convocando o Sr. Osmar Terra e o Sr. Paolo Zanotto para comparecer à CPI da COVID”, postou o senador, em referência ao vídeo.

Senador Randolfe Rodrigues disse que pedirá a convocação de Osmar Terra e Paolo Zanotto na CPI da Covid Reprodução / Twitter

O vídeo mostra uma reunião em setembro de 2020, da qual participaram Osmar Terra, a médica Nise Yamaguchi e outros profissionais de saúde. Nesse encontro foram discutidas a compra e o desenvolvimento de vacinas. Em dado momento, Zanotto diz que o Brasil “talvez não” precise ter imunizantes contra a doença e que esse tema deve ser tratado com “muito cuidado”.

“No contexto da vacina, a gente tem que tomar um extremo cuidado. O Brasil tem uma diversidade genética assombrosa, que faz a população brasileira uma das grande mecas no desenvolvimento de vacinas […] Com todo respeito, eu acho que a gente tem que ter vacinas, ou talvez não, é porque o grande problemas dos coronavírus é que eles têm, intrinsecamente, problemas no desenvolvimento vacinal”, disse o virologista em evento no Planalto em setembro de 2020.

A médica oncologista Nise Yamaguchi foi ouvida pela CPI na 4ª feira (1.jun.), quando disse não conhecer qualquer gabinete paralelo de aconselhamento ao ao governo federal, apesar de ter participado de almoços e eventos no Palácio do Planalto. Yamagushi é defensora do tratamento precoce da covid e do uso da cloroquina, igualmente investigados pelos senadores.

Previous Brasil confirma mais 1.454 mortes por covid-19 e total passa de 470 mil
Next Em setembro de 2020, virologista propôs “grupo das sombras” a Bolsonaro

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.