PSB vai ao STF para suspender realização da Copa América no Brasil


O PSB apresentou um mandado de segurança coletivo ao STF (Supremo Tribunal Federal) para tentar suspender a realização da Copa América no Brasil. A Conmebol anunciou na 2ª feira (31.mai.2021) que o evento foi transferido para o Brasil depois de ser cancelado na Argentina por causa do avanço da covid-19.

No documento (íntegra – 294 KB) enviado pelo PSB ao STF ainda na 2ª feira (31.mai), o partido afirma que as autoridades federais violam os direitos fundamentais à vida e à saúde. Como argumento, a legenda cita a autorização direta do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e a participação de outras autoridades brasileiras no acordo, como o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.

É por demais evidente que a permissão ou mesmo a facilitação do Governo para realização de tal evento em momento no qual o Brasil atravessa a fase mais aguda da pandemia representa absoluta temeridade e descaso das autoridades federais com a saúde pública“, diz o mandado de segurança.

Receba a newsletter do Poder360
todos os dias no seu e-mail

O PSB pede que a decisão seja concedida em caráter liminar pela proximidade do início do torneio. A Copa do Brasil está marcada para começar na 6ª feira da semana que vem (11.jun). A urgência também é necessária porque as comitivas dos times da América do Sul devem chegar ainda antes ao país, além de possíveis torcedores, ainda que não haja venda de ingressos até o momento.

O partido também afirma que o Brasil ter aceitado ser a sede do campeonato esportivo foi uma decisão “extremamente temerária” pela situação da pandemia no país. Segundo dados do Ministério da Saúde, já foram registrados mais de 16,5 milhões de casos de infecção pelo coronavírus e 462.791 vítimas da covid-19.

O mandado de segurança também fala na possibilidade de uma nova alta de casos e mortes no país. O anúncio da Copa América coincide com a chegada da variante indiana aos Estados brasileiros. Até o momento, a cepa já foi identificada no Rio de Janeiro, em Minas Gerais e no Maranhão.

O PSB é o 2º partido a ir ao STF contra a realização da Copa América. O PT também protocolou um pedido na 2ª feira (31.mai). Antes disso, o deputado Júlio Delgado, do PSB de Minas Gerais, tinha anunciado que levaria o caso à Justiça.

Na 2ª feira (31.mai), o ministro da Casa Civil, Luiz Eduardo Ramos, disse, no entanto, que “não tem nada certo”. E completou: “Até agora não há documento firmado. Apenas essas tratativas”.

O torneio foi cancelado na Argentina no domingo (30.mai) por causa do avanço da pandemia. A Colômbia, que sediaria a Copa América junto com os argentinos, também desistiu pelo mesmo motivo e pela pressão de manifestantes.

Previous MP da Eletrobras terá custo de R$ 41 bi se texto for mantido, diz setor
Next Maio: SIC lidera, TVI com os programas mais vistos e RTP1 único generalista a subir

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.