Setor Psicossocial da Fundação Hospitalar Dr. Moisés Magalhães Freire reforça atuação para proteção de crianças e adolescentes vítimas de violência sexual
Texto: Ascom FHMMF
Nos meses de setembro e outubro, o setor psicossocial da Fundação Hospitalar Dr. Moisés Magalhães Freire intensificou o trabalho de divulgação do fluxograma de atendimento a crianças e adolescentes vítimas de violência sexual em Pirapora-MG. Esta ação integra as atividades do Comitê Municipal de Gestão Colegiada de Rede de Cuidado e Proteção Social às Crianças e Adolescentes Vítimas ou Testemunhas de Violência (CMRPC).
As psicólogas Nathália Fernandes e Luanna Emanuelle, profissionais do setor psicossocial da Fundação, juntamente com o Centro de Saúde da Mulher e outras entidades que compõem o CMRPC, vêm conduzindo capacitações nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município.
O comitê é integrado por diversas entidades, incluindo a Fundação Dr. Moisés Magalhães Freire, o Ministério Público, as Secretarias de Saúde e de Educação, a Secretaria da Família e Políticas Sociais, o Conselho Tutelar, a Polícia Militar e Civil, a APAE e o CREAS, entre outras. A criação dessa rede de proteção busca tornar as ações mais ágeis e seguras, oferecendo um apoio coordenado para garantir a proteção de crianças e adolescentes.
A formação inclui orientações sobre o fluxo de atendimento a vítimas de violência sexual e reforça a colaboração entre profissionais de saúde e representantes dos órgãos de apoio. Esse esforço visa fortalecer uma rede de proteção ativa e integrada, capacitando os profissionais envolvidos para agir com rapidez e evitando a revitimização de adolescentes e crianças.
No Comment