A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) conta com uma iniciativa voltada para a conscientização da comunidade acadêmica e da população em geral sobre a destinação correta dos resíduos sólidos, além de incentivar a coleta seletiva no ambiente universitário. A ação é desenvolvida por meio do Projeto Recicla A Unimontes, que comemorou um ano de existência nesta quinta-feira, 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente.
A solenidade comemorativa do primeiro aniversário do Recicla a Unimontes foi realizada no Circuito de Conhecimentos, no campus-sede, e contou com as presenças do vice-reitor, professor Dalton Caldeira Rocha, representando o reitor, professor Wagner de Paulo Santiago; e do prefeito de Montes Claros, Guilherme Guimarães.
Participaram ainda o pró-reitor de Extensão, professor Rogério Othon Teixeira Alves; a pró-reitora adjunta de Pesquisa, professora Beatriz Rezende Marinho da Silveira; a coordenadora do projeto, professora Márcia Maria Guimarães; o coordenador do curso de Engenharia Civil, professor Dias Ferreira; e a secretária municipal de Serviços Urbanos, Jeane Cristina Caetano da Cruz, juntamente com os alunos de Engenharia Civil envolvidos na iniciativa.
O Projeto Recicla A Unimontes é vinculado ao curso de Engenharia Civil, por intermédio da disciplina de Resíduos Sólidos, e à Pró-Reitoria de Extensão. A iniciativa conta com a participação de 25 estudantes de Engenharia Civil e três docentes da graduação: a coordenadora e as professoras Sheila Cristina Martins Pereira e Mayra Andrade.
Ao participar da solenidade comemorativa do primeiro aniversário do Projeto Recicla A Unimontes, o vice-reitor, professor Dalton Caldeira Rocha, cumprimentou a coordenação e os alunos envolvidos na iniciativa, que ele destacou como uma das ações transformadoras da universidade por meio da educação. “Esse projeto promove a ideia de tornar Montes Claros o município da sustentabilidade. O projeto mostra que podemos, sim, transformar a realidade da nossa cidade”, destacou o vice-reitor.
O prefeito Guilherme Guimarães lembrou que integra o corpo docente do curso de Engenharia Civil da Unimontes, sendo também um dos fundadores da graduação. Ele disse ser um entusiasta da reciclagem e da destinação correta dos resíduos sólidos.
Ao cumprimentar a Universidade pela iniciativa do Projeto Recicla a Unimontes, o prefeito enfatizou que a Prefeitura de Montes Claros implementa diversas ações voltadas para a destinação correta dos resíduos sólidos e o incentivo à reciclagem. Ele afirmou que o objetivo da gestão municipal é que, com iniciativas como a coleta seletiva e a reciclagem, ocorra uma diminuição da quantidade de lixo que é coletado pela Prefeitura e enviado para o aterro sanitário. “A nossa meta é de lixo zero. E a ideia de a universidade incorporar esse conceito dentro do seu campus será fundamental para que a gente consiga convencer a sociedade em relação à questão”, observou Guilherme Guimarães.
Durante o evento, os acadêmicos participantes do Projeto Recicla a Unimontes apresentaram ações que estão sendo desenvolvidas em relação à reciclagem e ao reuso de materiais na Universidade. “O nosso objetivo é promover a conscientização ambiental, a fim de que as pessoas tenham atitudes mais sustentáveis no dia a dia”, declarou o acadêmico Luiz Henrique Silva Manzi, do primeiro período de Engenharia Civil.
A coordenadora do Recicla a Unimontes, professora Márcia Maria Guimarães, enalteceu os resultados alcançados pela iniciativa durante o seu primeiro ano de funcionamento. Segundo ela, em um ano, por meio da coleta seletiva no campus-sede da Unimontes, foram arrecadadas 3,5 toneladas de resíduos sólidos, doadas à Associação de Catadores de Montes Claros.
Por outro lado, a professora Márcia Maria Guimarães ressaltou que o grande resultado do projeto tem sido a conscientização das pessoas sobre a importância da destinação correta dos resíduos sólidos e materiais recicláveis. “Pretendemos crescer muito mais. O nosso projeto, além da questão educacional, está cuidando do meio ambiente e olhando para as pessoas em situação de vulnerabilidade social. Tudo que é coletado no campus universitário é doado para a Associação de Catadores”, assegurou a coordenadora.
Fotos: Neto Macedo/Ascom Unimontes
No Comment