Desde outubro de 2021, o Projeto Fios de Vida, lançado durante a campanha do Outubro Rosa, tem impactado positivamente a vida de mulheres em tratamento oncológico no Hospital Dilson Godinho (HDG), referência no Norte de Minas. A iniciativa, promovida pela Farmácia São Lucas, em parceria com salões de beleza de Januária, arrecada mechas de cabelo para a confecção de perucas, levando esperança e autoestima às pacientes que enfrentam a perda de cabelo durante o tratamento contra o câncer.
Neste ano, dois salões de beleza — o Instituto Marina Alves e o Espaço de Beleza Yara Janaína — estão promovendo a ação de cortes de cabelo nos dias 22 e 23 de outubro, respectivamente. Interessados em doar precisam contribuir com no mínimo 20 cm de mechas, que podem ser naturais ou com química. As perucas confeccionadas são oferecidas gratuitamente às pacientes por meio do projeto Peruca Solidária.
Mais de 200 mechas já foram doadas nos últimos três anos, e o impacto emocional desse gesto é significativo, como explica Carine de Araújo Montalvão, psicóloga hospitalar do HDG: “A doação de perucas permite que as pacientes mantenham sua autoestima elevada e enfrentem o tratamento com mais confiança”.
Além de arrecadar cabelos, o HDG também aceita doações de mechas já cortadas. Os interessados podem agendar a entrega diretamente no hospital, nas recepções de Quimioterapia ou Radioterapia, ou com as assistentes sociais e psicólogos.
Serviço:
- Agendamento para cortes em Januária: (38) 98816-6127
- Instituto Marina Alves: Rua Coronel Serrão, 460, Centro, Januária
- Espaço de Beleza Yara Janaína: Rua 5, nº 370, Levianópolis, Januária
- Agendamento para entrega no HDG: (38) 2211-5572
No Comment