No Colégio Prisma, a história ganha vida através de relatos emocionantes no projeto “Memórias que contam Histórias”, conduzido por professores e alunos do sétimo ano do Ensino Fundamental II. Como parte das comemorações dos 30 anos de fundação da instituição, os estudantes estão reunindo histórias de ex-alunos, com o objetivo de transformá-las em um livro que celebra as trajetórias e experiências de quem fez parte dessa jornada educacional.
“O projeto se propôs a fazer um resgate das memórias dos ex-alunos do Prisma, que através de depoimentos, tem nos contado como o Prisma impactou na realização dos seus sonhos pessoais e profissionais. Temos recebido depoimentos emocionantes que confirmam e afirmam o Prisma como ponte de transformação social na nossa região”, destaca a professora Lilian Betânia Reis Amaro, uma das coordenadoras do projeto, juntamente com as professoras Esméria Costa e Daniela Barreto.
O projeto mobilizou ex-alunos do Colégio Prisma a compartilhar, em relatos, momentos marcantes de suas passagens pela escola. A partir dessas narrativas, os atuais alunos do sétimo ano assumem o papel de historiadores e escritores, registrando essas vivências e revivendo, sob suas próprias perspectivas, os valores, aprendizados e lembranças que definem a essência da escola. A compilação do material, relatos e fotos, será apresentada em um painel, na culminância do projeto, no dia 23 de novembro.
Quem compartilhou seu relato ao projeto foi Samuel Gustavo Rodrigues Reis, que concluiu seus estudos no Colégio Prisma em 2017. Hoje já atuando como médico, ele relembra de sua trajetória no colégio, desde o Ensino Infantil. “O Prisma foi para mim uma segunda casa, pois durante o Ensino Médio cheguei a passar mais tempo lá do que com meus familiares. O colégio contribuiu na minha formação na medida em que, além de fornecer o conhecimento técnico necessário para a realização das provas de vestibular e da vida, me permitiu formar uma visão crítica de mundo, bem como me ensinou a importância do estudo árduo, da disciplina e do respeito às regras e à autoridade”.
Sobre o projeto, ele destaca que é uma forma de valorizar o resultado dos esforços empreendidos pela escola e pelos alunos egressos nesses últimos 30 anos. “Fico feliz pela escola estar atingindo esse marco importante. Com efeito, os números não mentem e falam por si só: são 30 anos de história e o colégio continua sendo referência no norte de Minas, assim como continua acumulando inúmeras aprovações em vestibulares e concursos no Brasil e até em outros países.”
Para a instituição, o resgate dessas histórias possui um valor inestimável, pois representa não só uma forma de manter viva a memória do colégio, mas também de conectar gerações. A iniciativa reforça a importância de preservar o passado, fortalecendo os laços com a comunidade escolar e enriquecendo o ambiente educativo com experiências que inspiram.
“Celebrar os 30 anos do Colégio Prisma é relembrar uma trajetória de conquistas e dedicação à formação de jovens comprometidos com a construção de uma sociedade melhor. Nesses anos, nosso maior objetivo sempre foi oferecer uma educação de qualidade, pautada em valores que ultrapassam o ambiente escolar. Este projeto comemorativo é uma forma de honrar essa história e de reconhecer a importância dos egressos que ajudaram a construir o que somos hoje. Eles são parte essencial da nossa missão, e resgatar suas memórias é reafirmar nosso compromisso com cada aluno que passa por nossa instituição,” ressalta o professor e diretor do Colégio Prisma, Paulo Ricardo Reis.
No Comment