Professor da Unimontes é autor de capítulo que integra coletânea da Associação Espanhola de Geografia


O professor Gustavo Henrique Cepolini Ferreira, vinculado ao Departamento de Geociências e aos programas de pós-graduação em Geografia (PPGeo) e em Desenvolvimento Social (PPGDS) da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), é autor de capítulo integrante da coletânea “América Latina: paradigmas, procesos y desafíos en un contexto de cambios (hiper)acelerados”. A publicação, que pode ser acessada no link https://doi.org/10.21138/al.2025.lc, é organizada pela Associação Espanhola de Geografia da Espanha (AGE), sob coordenação dos professores Juan Ignacio Plaza Gutiérrez, Irene Sánchez Ondoño e Jesús Moreno Arriba.

Conflitos e resistências

Com o título “Territórios camponeses, quilombolas e indígenas no Semiárido de Minas Gerais – Brasil: entre conflitos e resistências”, o texto, primeiro, foi apresentado no XI Congresso Internacional de Geografia de América Latina, realizado em janeiro de 2025 na Universidade de Salamanca, Espanha, e que abordou o tema “América Latina: paradigmas, procesos y desafíos en un contexto de cambios (hiper)acelerados”. O evento teve organização da AGE, do Grupo de Trabalho de Geografia América Latina e do Departamento de Geografia da Universidade de Salamanca.

Investigações do NEPRA

O capítulo de Gustavo Cepolini sintetiza investigações do Núcleo de Estudos e Pesquisas Regionais e Agrários (NEPRA) da Unimontes, construídas nos últimos anos e que analisam as representatividades, os conflitos e as alternativas territoriais encontradas pelos povos campesinos e tradicionais para enfrentar o avanço do agronegócio, da mineração e demais estratégias do capital sob a égide da modernização no semiárido mineiro.

 

“Assim, mapeamos esses processos territoriais tendo como recorte o semiárido mineiro, cuja definição de 2024 contém 217 municípios”, explica o autor. Ele reitera ainda que o artigo está atrelado à elaboração de outros materiais como o Atlas das Comunidades Quilombola do Semiárido Mineiro, que deve ser publicado nos próximos meses sob organização do docente e dos bolsistas vinculados ao NEPRA Unimontes.

Previous Museu da Unimontes apresenta Transeuntes: visibilidade e escuta à população trans de Montes Claros  
Next Camarote Madalena estreia na Expomontes 2025 com exclusividade e experiência de alto nível

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *