Na última quarta-feira (25/09), o Hospital Aroldo Tourinho (HAT) deu início ao projeto “Saúde em Nossas Mãos”, parte do PROADI-SUS, um programa desenvolvido em parceria entre o Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC) e o Ministério da Saúde. O objetivo deste ciclo é reduzir em 50% as infecções hospitalares relacionadas à assistência à saúde, especialmente nas UTIs.
O projeto “Saúde em Nossas Mãos” foca no Centro de Terapia Intensiva (CTI) do HAT, onde pacientes em estado crítico estão mais vulneráveis a infecções. A iniciativa inclui visitas anuais e presenciais de consultores especializados, que realizarão um diagnóstico completo e implementarão melhorias nas práticas hospitalares.
O PROADI-SUS foi criado em 2009 com o propósito de aprimorar o SUS, envolvendo hospitais de referência nacional para capacitação, pesquisa e assistência. Projetos anteriores do PROADI no HAT tiveram resultados extremamente positivos, segundo o presidente da instituição, professor Paulo César Gonçalves de Almeida.
A consultora do HAOC, Beatriz Marques da Cunha, destacou a importância de uma abordagem personalizada com base no diagnóstico inicial para identificar fragilidades e promover melhorias no controle de infecções.
Para a diretora de qualidade e inovação do HAT, Zilá Aparecida Soares Pereira, o impacto desse projeto vai além de Montes Claros, podendo servir como modelo para outras instituições do SUS. O advogado Bernardo Brant, diretor secretário da Fundação Hospitalar de Montes Claros, reforçou o orgulho do HAT em participar desta iniciativa e espera que os colaboradores absorvam o conhecimento para transformar o HAT em uma referência estadual no combate às infecções hospitalares.
No Comment