O Consórcio Intermunicipal da Área Mineira da Sudene (CIMAMS) está intensificando esforços para evitar transtornos causados pelas queimadas em áreas urbanas e rurais do Norte de Minas. Através de redes sociais e outros veículos de comunicação, o consórcio lançou uma campanha de conscientização para prevenir a prática de queimadas, visando o bem-estar de toda a população.
Thiago Maia, secretário-executivo do CIMAMS, reforçou o apelo para que os moradores da região norte-mineira evitem a utilização do fogo para limpar terrenos ou queimar entulhos, destacando o impacto negativo que essas ações podem ter no meio ambiente e na saúde pública. “Estamos atravessando um período de estiagem severa, com mais de 180 dias sem chuvas. Queimadas, neste cenário, aumentam o risco de incêndios que afetam tanto o meio ambiente quanto a saúde da população”, alertou Maia.
O alerta do CIMAMS se torna ainda mais urgente com os dados divulgados pelo sistema BDQueimadas, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), que apontam Minas Gerais como o estado com maior número de queimadas recentes no Brasil. Somente entre os dias 15 e 16 de setembro, foram registrados 329 focos de incêndio no estado, representando 18% dos casos em todo o país.
Com mais de 120 municípios consorciados, o CIMAMS direcionou um alerta às prefeituras e secretarias locais, pedindo maior empenho em campanhas educativas que alertem a população sobre os riscos das queimadas. A meta é sensibilizar os cidadãos e evitar novos focos de incêndio, protegendo o meio ambiente e a saúde pública.
No Comment