Presidente da Sociedade Rural de Montes Claros, Flávio Oliveira, participou da solenidade de entrega do título à cachaça Viriatinha, que conquistou o Prata no 1º Concurso de Avaliação da Qualidade das Cachaças de Alambique e Aguardentes de Cana Mineiras 2024, realizado pela Emater-MG, na categoria Cachaça de Alambique Armazenada.
O concurso abrange toda Minas Gerais e tem como público-alvo produtores, engarrafadores e padronizadores de bebidas, que possuam estabelecimentos regularizados junto ao Ministério da Agricultura, com as denominações de Cachaça de Alambique e Aguardente de Cana.
A aguardente Viriatinha foi criada na Fazenda Rebentão dos Ferros, em Montes Claros. A tradição remonta às décadas de 1910, sendo uma herança da família Viriato. Inicialmente produzida por Manoel Viriato, que batizou a bebida de Viriatinha em homenagem ao seu pai, Viriato de Oliveira. Trata-se de uma tradição familiar que conquistou os apreciadores de bebidas artesanais ao longo do tempo.
Desde 2007, a cachaça de alambique é reconhecida como Patrimônio Cultural dos mineiros, conforme a Lei estadual nº 16.688. O método tradicional de fabricação, realizado em alambique, passa de geração em geração, representando uma importante fonte de emprego e renda para agricultores familiares em Minas Gerais.
Minas Gerais destaca-se como o principal estado produtor de cachaça de alambique no Brasil, com um volume anual estimado de aproximadamente 13,5 milhões de litros. Este sucesso é refletido também pelo maior número de cachaçarias registradas no país, totalizando 504 estabelecimentos, o que demonstra a forte tradição e a relevância do setor no estado.
Além do mercado interno, Minas Gerais também é um importante exportador de cachaça, figurando entre os principais estados brasileiros no volume de exportações.
Estiveram presentes na cerimônia: o prefeito de Montes Claros, Guilherme Guimarães; o secretário de Agricultura, Osmani Barbosa Neto, acompanhado pelo diretor Ricardo Demichelly; o vice-prefeito Otávio Rocha; os vereadores Marcos Nem e Claudinho; o proprietário da empresa Uciano de Oliveira Nunes Ferro, acompanhado de sua esposa, Cássia Brito; Natalie Oliffson, subsecretária de Turismo de Montes Claros; e Elwira Daphinn Moreira.
No Comment