Práticas de ESG já fazem parte do cotidiano dos pequenos negócios de Minas Gerais, revela pesquisa do Sebrae Minas


ESG environmental, social and governance. businessman holding wood block with ESG icons for world sustainable environment concept.

Na semana do Dia Mundial do Meio Ambiente (05/06), o Sebrae Minas divulgou a pesquisa “ESG nos Pequenos Negócios 2025”, que aponta como os micro e pequenos empreendedores mineiros entendem e adotam ações relacionadas a ESG — sigla para Environmental, Social e Governance (Meio Ambiente, Social e Governança Corporativa).

Apesar de 67% dos entrevistados admitirem ter pouco ou nenhum conhecimento formal sobre o conceito de ESG, muitos já aplicam práticas sustentáveis e responsáveis em seus negócios. A dimensão ambiental é a mais adotada, com 83% dos empreendedores implementando economia de energia, 73% reduzindo o uso de plástico, 60% praticando reciclagem e reaproveitamento, e 50% adotando medidas de economia de água.

No aspecto social, 71% apoiam a diversidade e inclusão, 54% promovem voluntariado e doações, e 59% desenvolvem ou apoiam eventos para a comunidade local. Já em governança, 56% possuem canais para receber feedbacks de clientes e colaboradores.

Marcelo de Souza e Silva, presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas, destaca que as dimensões do ESG devem ser integradas para fortalecer os negócios: “As práticas ambientais melhoram eficiência e reputação; as sociais reforçam vínculos; e as de governança garantem transparência e sustentabilidade, potencializando os resultados e a valorização no mercado”.

A pesquisa ouviu 360 donos de pequenos negócios em Minas Gerais entre microempreendedores individuais (46%) e micro e pequenas empresas (54%). Mais de 90% consideram importante ou muito importante a responsabilidade socioambiental, e 62% planejam priorizar ações para reduzir impactos ambientais nos próximos três anos.

Entretanto, os principais desafios são a falta de recursos financeiros (43%) e a dificuldade em conciliar ESG com outras demandas do negócio (33%).

Segundo Silva, “as práticas ESG são um diferencial competitivo essencial para micro e pequenas empresas, que veem essas ações não só como ética, mas como estratégia inteligente para sua sustentabilidade e reputação a longo prazo”.

Para auxiliar os empreendedores nessa jornada, o Sebrae Minas disponibiliza conteúdos gratuitos sobre ESG na plataforma Sebrae Play, que oferece cursos e informações sobre empreendedorismo, inovação, gestão, finanças, marketing digital e muito mais. Saiba mais em Sebrae Play.

Previous Unimontes abre inscrições para seleção de orientadores de iniciação científica – 83 bolsas PIBIC disponíveis
Next Montes Claros sanciona Lei que garante inclusão e direitos das pessoas com Síndrome de Down

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *