Iniciativa foi lançada pelo Sebrae Minas para ajudar os municípios na jornada de atrair novos negócios
Fomentar investimentos para o município, fortalecer as empresas, aumentar a competividade e gerar emprego são desafios comuns aos gestores públicos. Para ajudar os municípios na jornada de atração, negociação e recepção de novos negócios, o Sebrae Minas lança uma metodologia de capacitação de equipes municipais para atuar na atração de investimentos. O projeto piloto está sendo implantado em Pirapora, no norte de Minas.
A metodologia visa tornar a prefeitura protagonista de todo o processo e será executada junto aos servidores municipais indicados, a fim de capacitá-los para realizar uma avaliação situacional do município em relação à atração de investimentos, fornecer subsídios ao gestor municipal sobre as estratégias a serem adotadas, identificar e negociar com novas empresas – tanto locais quanto externas – e conduzir o processo de implementação, expansão e operação de novos empreendimentos.
O gerente da Unidade de Desenvolvimento Territorial e Serviços Financeiros do Sebrae Minas, Rogério Corgosinho, destaca que uma prefeitura bem preparada pode impulsionar o processo de atração de investimentos no município a partir de uma postura ativa para a promoção da melhoria do ambiente de negócios. “Ao atrair uma empresa para a cidade, toda a cadeia produtiva de suporte é fomentada, inclusive as micros e pequenas empresas locais e aquelas que surgem para preencher uma nova demanda de serviços”, pontua.
Metodologia
A abordagem metodológica de capacitação do Sebrae Minas está dividida em cinco módulos. Após a consolidação dos pilotos em 2024, a iniciativa será disseminada por todo o estado, contribuindo para a competitividade dos municípios e, por consequência, de Minas Gerais.
Os módulos consistem em:
- Levantamento, organização, análise e apresentação de dados;
- Prospecção de empresas;
- Negociação;
- Implantação; e
- Operação.
Programa Territórios Mais Atrativos
O Sebrae Minas atua em três grandes frentes de negócios: Suporte Empresarial, Desenvolvimento Econômico e Educação Empreendedora. A frente de Desenvolvimento Econômico abrange trabalhos para apoiar os municípios mineiros na construção de ambientes que favoreçam a atividade empreendedora, fortaleçam os pequenos negócios, alavanquem a inovação, a geração de emprego e renda nos diferentes territórios do estado.
O programa Territórios Mais Atrativos tem o objetivo de apoiar gestores públicos e lideranças locais em todos os processos para tornar os municípios mais atraentes e amigáveis aos negócios por meio da melhoria do ambiente para empreender. Em 2024, o Sebrae Minas vai atuar em quatro temas prioritários para estimular o dinamismo econômico: Liberdade Econômica, Regularização Fundiária, Inovação na Gestão Pública e Atração de Investimento.
No Comment