Mais recursos e investimentos para a Cultura de Pirapora estão garantidos, graças à adesão do município ao segundo ciclo da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB). A Prefeitura de Pirapora, por meio da Secretaria de Cultura (SEJUC) obteve a aprovação do Plano de Ação e do Termo de Adesão, o que representa a conquista de R$1.675.737,40 que serão distribuídos dentro do quadriênio de 2025 a 2028. Já para 2025, cerca de R$ 420.000,00 serão aplicados no fomento e manutenção das atividades culturais locais.
A principal novidade do novo ciclo é o caráter plurianual do repasse. Diferente do modelo anterior, que previa transferências anuais, este ciclo estabelece planejamento para quatro anos, assegurando maior estabilidade para as ações culturais. Em Pirapora, a execução da Lei será conduzida pela SEJUC, que organizará a próxima etapa e divulgará nos canais oficiais do município.
Segundo o secretário de Cultura, Alan Gitirana, a proposta é realizar uma escuta pública com os artistas e o Conselho Municipal de Cultura da cidade, conforme o cronograma que será divulgado em breve. Por tanto, a participação do setor cultural será essencial para definir as prioridades locais.
Sobre a PNAB
Criada pelo Governo Federal, a Política Nacional Aldir Blanc descentralizou os investimentos em cultura, transferindo recursos diretamente a estados e municípios. O objetivo é fortalecer o setor cultural local, permitindo que artistas desenvolvam projetos, promovam eventos e ocupem espaços públicos com manifestações que valorizem a identidade de cada região.
No Comment