Pequenos négócios de Minas Gerais  afetados por chuvas terão 100/% de aval de crédito


Regras do Fundo de Aval para a Micro e Pequena Empresa (Fampe) foram alteradas para simplificar o acesso ao crédito pelos donos de micro e pequenas empresas
Mais de 90 cidades em Minas Geras decretaram estado de calamidade pública devido as fortes chuvas do início do ano, e milhares de pequenos negócios foram afetados. Para ajudar os empreendedores, o Sebrae alterou as regras do Fundo de Aval para a Micro e Pequena Empresa (Fampe), gerido pela instituição, para simplificar o acesso ao crédito.
Os pequenos negócios poderão obtercrédito com 100% de aval , até o dia 13 de agosto, com isenção do pagamento da comissão de concessão do aval (CCA). O Fampe atua como avalista em operações de crédito, facilitando o acesso a recursos financeiros de microempreendedores individuais (MEI), microempresas (ME), empresas de pequeno porte (EPP) e pequenas agroindústrias. Ao oferecer garantias complementares às instituições financeiras, o programadiminui as dificuldades  que os empreendedores enfrentam para atender os pré-requisitos de concessão de crédito, especialmente a falta de garantias reais.
“É imprescindível reforçar que o Sebrae não faz empréstimos e não disponibiliza crédito. A entidade concede a garantia, o aval exigido pela instituição financeira e promove a orientação ao empreendedor durante todo o processo”, explica o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas, Marcelo de Souza e Silva, que reforça, ainda, que cada unidade da federação está se preparando para ofertar linhas de crédito que compreendam os novos parâmetros do Fundo. “Nosso papel é contribuir para fortalecer os pequenos negócios no estado e, ao ofertar 100% de aval de crédito, ajudaremos os empreendedores a se reerguerem nesse momento de instabilidade”, completa.
-Como conseguir o aval de crédito?
Para participar do Fampe, as empresas devem buscar crédito nas instituições financeiras parcerias  e atender a alguns requisitos básicos, como estarem formalizadas e em dia com as obrigações fiscais. As que possuem o aval do Fundo têm acesso ao Programa Crédito Assistido, do Sebrae, que apoia os pequenos negócios na utilização dos recursos e oferece atendimento especializado e personalizado, auxiliando o empreendedor na identificação das melhores opções de financiamento e na elaboração dos documentos necessários.
As instituições financeiras que atuam com o Fampe em Minas Gerais são: SICOOB, SICREDI, CRESOL, Banco do Nordeste (BNB), Caixa Econômica Federal e Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG).
Sobre o Fampe
Criado em 1995, o Fundo de Aval para a Micro e Pequena Empresa (Fampe) conta com mais de 80 instituições financeiras conveniadas, entre bancos comerciais, agências de fomento, cooperativas de crédito e fintechs. Por meio da consultoria presencial, os profissionais especializados atuam na identificação de oportunidades de investimentos, utilizando a linha de crédito do Fundo. O objetivo é oferecer uma opção de garantia para contratação de operações de crédito para pequenos negócios.
Até 2024 o Fundo garantiu mais de 107 mil operações financeiras em Minas Gerais, com viabilização de mais de R$ 5 bilhões em crédito, sendo responsável por 17% das operações realizadas com o Fundo no Brasil. Para mais informações, acesse sebrae.com.br/fampe.
Previous Professores e alunos do curso Cinema e Audiovisual têm momento marcante em sessão especial do filme “Ainda Estou aqui”, indicado ao Oscar
Next CIMAMS SE REÚNE COM INTERTV, RECEITA FEDERAL E LIDERANÇAS DE TURMALINA

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *