Parceria entre Sebrae Minas e Sedese impulsiona o empreendedorismo em diversos bairros da cidade
Na noite dessa segunda-feira (23/06), ocorreu a entrega de certificados para 85 empreendedores de diversos bairros de Montes Claros, que concluíram a primeira fase do programa Comunidade Empreendedora. A iniciativa é uma parceria entre o Sebrae Minas e a Secretaria de Estado de Desenvolvimento (Sedese), com o objetivo de fortalecer o empreendedorismo local, gerar emprego e renda, especialmente em famílias em situação de vulnerabilidade.
Desde setembro de 2024, quatro agentes realizaram o mapeamento de dezoito bairros – Santos Reis, Eldorado, Vila Atlântida, Vila São Francisco de Assis, Vila Áurea, Vila Antônio Narciso, Santa Eugênia, Nova Morada, Bela Paisagem, Bela Vista, Nossa Senhora Aparecida, Jardim Brasil, Vila Alice, Cristo Rei, Alto São João, Vera Cruz, Vila Exposição e Renascença -, identificando empreendedores interessados em participar do programa. Foram realizados diagnósticos de maturidade dos negócios, elaboração de planos de ação, monitoramento e análise dos resultados.


Larissa Fabiana Soares, moradora do bairro Santos Reis e proprietária de uma loja de bolos, comemorou a participação no programa. “Mudou a minha vida! Me fez enxergar que posso ir mais longe. Hoje sou mais profissional e me vejo como uma empreendedora. Aprendi muito sobre marketing, vendas e gestão. Quero continuar recebendo orientações e melhorar cada vez mais”, compartilha.
O consultor do programa, Danillo Lisboa, evidencia a evolução dos participantes. “Percebemos um impacto positivo na autoestima, na segurança e na autonomia dos empreendedores para gerir seus negócios. Eles se sentem mais capazes e se veem como verdadeiros empreendedores, além de gerarem sua própria renda”, ressalta.
Para a analista do Sebrae Minas e coordenadora estadual do Comunidade Empreendedora Michelle Noronha, a iniciativa em Montes Claros traz resultados positivos. “Observamos um avanço significativo entre os empreendedores, que estão muito engajados, o que é fundamental para ajustarmos e ampliarmos o programa. Nosso objetivo é atender mais pessoas, oferecer mais capacitações e ampliar o impacto das ferramentas disponíveis”, afirma.
As ações do Comunidade Empreendedora continuam com novos mapeamentos, encontros de conexão entre os participantes e realização de uma trilha de capacitação em gestão financeira, visando ampliar ainda mais o desenvolvimento dos negócios locais.
Sobre o Comunidade Empreendedora
Lançado em 2023, o Comunidade Empreendedora é uma realização do Sebrae Minas em parceria com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese). O objetivo é estimular o empreendedorismo e impulsionar a competitividade dos pequenos negócios localizados em vilas e favelas do estado.
A ação também busca aprimorar a gestão desses empreendimentos, promovendo a cooperação, a criatividade e a geração de novas oportunidades de negócios, trabalho e renda em comunidades de Minas Gerais. Além de Montes Claros, o programa atende as cidades de Belo Horizonte, Betim, Ribeirão das Neves e Divinópolis.
No Comment