PARCERIA NA OFERTA DE SERVIÇOS DE SAÚDE AOS MUNICÍPIOS É APRESENTADA DURANTE ENCONTRO DO CIMAMS


O Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da Área Mineira da Sudene – CIMAMS realizou na manhã desta quinta-feira, 29/07, o Encontro de Gestores para tratativas acerca da melhoria da assistência hospitalar e ambulatorial nos municípios do Norte de Minas e celebração de parceria com a Santa Casa de Montes Claros. Prefeito(a)s e gestores da área de saúde, de 33 cidades da área de atuação do Consórcio participaram do Encontro.

 

O presidente do CIMAMS, Valmir Morais Sá, prefeito de Patis, fez a abertura do encontro elogiando a presença dos prefeitos e gestores da área de saúde, que segundo ele, mostra o interesse em querer melhorar o setor em seus municípios. “São muitos os problemas que os nossos municípios têm enfrentado, principalmente neste momento de pandemia. A todo momento somos cobrados sobre as cirurgias eletivas e não temos como atender toda população, assim como os hospitais locais e de Montes Claros. As demandas são muitas. O CIMAMS na sua política ajudar os seus consorciados têm firmado parcerias com os hospitais da região, dentre eles, o da Santa Casa de Montes Claros, que tem um leque de serviços em várias especialidades e com preços mais vantajosos”, informou.

Representando os prefeitos, Daniel Patric, de Josenópolis, destacou a atuação do CIMAMS em buscar serviços que ajudem os municípios, no setor de saúde que é o mais procurado. Questionou o pouco repasse do SUS para uma consulta e que acaba por deixar os municípios com a maior parte das despesas. Informou ainda, que a maioria dos médicos não quer atender pelo SUS, e isto está sufocando a saúde dos municípios e os pacientes são obrigados a realizar as suas cirurgias, exames ou consultas, de forma particular.

 

A secretária de Saúde de Montes Claros, Dulce Pimenta, disse que o município já utilizou dos serviços que o CIMAMS tem à disposição. A atuação do Consórcio em buscar alternativas que ajudem os municípios na melhoria e no atendimento à saúde, através de parcerias com os hospitais, mereceu destaque por parte da secretária. Entretanto, conclamou os colegas gestores e prefeitos que se mobilizem politicamente para que a tabela do SUS seja atualizada. “Com a atual tabela não conseguimos atender as cirurgias de alta e média complexidade. Em relação às cirurgias eletivas existe uma demanda reprimida. Por isso, é necessário que o Governo disponibilize recursos para as microrregiões para que possamos atender e absorver as demandas dos municípios da região”, assinalou.

 

O superintendente da Santa Casa de Montes Claros, Maurício Sérgio, disse que não são os salvadores da pátria, mas que estão atendendo no que for demandado e que puder ajudar os municípios via CIMAMS. A parceria da Santa Casa com o Consórcio, segundo o superintendente, permite aos municípios consorciados solicitar serviços nas diversas especialidades médicas, desde consultas, exames ou procedimentos cirúrgicos. “Os municípios poderão de forma mais rápida ajudar a sua população, basta apenas procurar CIMAMS, que é o responsável pela contratação, formalizar o agendamento para a contratação desses serviços”, explicou.

 

O procurador jurídico do CIMAMS, Danilo Oliveira, informou que o Consórcio assume perante a região um perfil técnico na área de saúde, trazendo uma resolutividade e auxiliando os municípios consorciados. Reafirmou a parceria com os consórcios microrregionais de saúde da região, mas que tem um compromisso macro com todos os 93 municípios da área de abrangência. Entretanto, informou que existem 40 municípios que não fazem parte de nenhum desses consórcios e que estão ligados ao CIMAMS e por isso, serão atendidos em suas demandas.

 

 

Arthur Amorim Júnior

ASCOM/CIMAMS

 

Norte de Minas, quinta-feira, 29 de julho de 2021

Previous Em nova parceria com a Unimontes, Novo Nordisk ministra oficina "Fazer do Gestor" ao setor administrativo do HUCF
Next SUPERINTENDENTE DA SANTA CASA DE MONTES CLAROS APRESENTA PARCERIA COM MUNICÍPIOS ATRAVÉS DO CIMAMS

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.