Com o objetivo de dar visibilidade às diferentes formas de opressão que afetam as mulheres, especialmente as mulheres transexuais, o evento promoveu um debate profundo sobre suas realidades. As palestrantes Letícia Imperatriz (mestranda do PPGDS), Ísis Uva (cabeleireira) e Carla Arruda (comunicadora) abordaram temas como mercado de trabalho, preconceitos, violências, amor e as lutas cotidianas enfrentadas por mulheres trans.
As discussões giraram em torno dos conceitos de mulheridades e
A mediação do evento ficou a cargo da Drag Queen Lukônica Pop, performance artística do fotógrafo Lucas Viggiani, que também apresentou a exposição fotográfica “Transeuntes”, retratando a vida de pessoas trans no centro de Montes Claros. A professora Daliana Cristina de Lima Antonio, do Projeto Inserto, conduziu a apresentação do evento e as perguntas do público.
O encontro proporcionou um espaço de reflexão sobre identidades, expressões de gênero e orientações sexuais, promovendo a desconstrução de estereótipos e o combate a preconceitos. Além disso, ampliou a visibilidade de grupos historicamente vulnerabilizados, como a comunidade LGBTQIAPN+, reforçando o papel da universidade como um ambiente comprometido com a diversidade, o pensamento crítico, a equidade e a justiça social.
Foto: Ascom/Unimontes
No Comment