Texto e fotos: Divulgação/HDG
O Hospital Dilson Godinho (HDG) celebra mais de uma década de solidariedade com o Projeto Peruca Solidária, que já transformou a vida de mais de mil mulheres ao longo dos últimos 10 anos.
O projeto, que tem como principal objetivo devolver a autoestima de pacientes em tratamento oncológico por meio do empréstimo de perucas, conta com a parceria da loja especializada Oficina do Cabelo- Peruca e Aplique, responsável pela confecção das perucas doadas.
Este ano, o HDG convida a comunidade para participar de mais uma importante ação em prol do projeto: o “Dia C de Corte de Cabelo”, que acontecerá no dia 21 de outubro, das 10h às 16h, em parceria com o Time Cut Hair Studio Unissex, localizado na Rua Pires e Albuquerque, 282 A, Centro (em frente ao Hotel Oscar Gold).
Para o diretor-presidente do HDG, Helder Leone Alves de Carvalho, o projeto vai além da estética. “O Peruca Solidária é uma demonstração de cuidado e humanidade, resgatando a dignidade e a autoestima das pacientes em um momento de grande vulnerabilidade. A solidariedade da comunidade faz toda a diferença nesse processo, pois ajuda a devolver a autoestima das mulheres em tratamento oncológico”, afirma.
As pessoas interessadas em contribuir com o projeto podem doar seu cabelo no local. Para isso, é recomendável que cheguem com o cabelo limpo e seco, sendo que o comprimento mínimo para doação é de 20 centímetros. Cada mecha doada será destinada à confecção de novas perucas, que são emprestadas gratuitamente às pacientes em tratamento oncológico no HDG.
A psicóloga hospitalar Renata Gabriele Silva Souza ressalta o impacto emocional do projeto: “Receber uma peruca representa mais do que um adorno físico, é uma forma de apoio emocional. Não se trata apenas de cabelo, estamos falando de autoestima e auto percepção. Muitas pacientes relatam que sentem-se mais confiantes e fortes para enfrentar o tratamento quando se reconhecem no espelho. Nosso objetivo é fazer com que cada paciente sinta-se acolhida e empoderada em um momento tão delicado de sua vida”, afirma.
Entre os voluntários que se engajaram para cortar as mechas no “Dia C” está o cabeleireiro Kaio Mardey, que destaca o significado do gesto: “Participar de uma ação como essa é muito gratificante. Sabemos que um simples corte de cabelo pode se transformar em um presente cheio de esperança para quem está passando por um momento tão desafiador,” ressalta. Completa a lista de voluntários: Adan Neto, Bhrendo Oliver e Jonatha Borges.
A solidariedade e o envolvimento da comunidade são fundamentais para o sucesso desta ação, que não apenas fornece um adereço estético, mas um apoio emocional significativo para as mulheres que enfrentam o tratamento contra o câncer.
Ajude a fazer a diferença e participe deste gesto de amor e cuidado. Informações sobre como doar mechas de cabelos para o projeto Peruca Solidária podem ser adquiridas pelos telefones (38) 3229-4140 ou 2211-5572.
No Comment