NOVEMBRO AZUL: HDG realiza 2 mil testes gratuitos de PSA, neste sábado


Homens acima de 50 anos podem participar; objetivo é conscientizar a população masculina sobre prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata
Neste sábado, 23 de novembro, o Hospital Dilson Godinho (HDG) promove uma ação em apoio ao Novembro Azul – Mês de conscientização sobre a saúde do homem, voltada exclusivamente para a população masculina acima de 50 anos. Neste dia, serão coletados gratuitamente, 2 mil exames de Antígeno Prostático Específico (PSA).
A atividade acontece das 7h às 13h, na recepção da Radioterapia do HDG e os interessados devem trazer documentos (RG e CPF), além da carteirinha do Sistema Único de Saúde (SUS). O objetivo é conscientizar a população masculina sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata, reforçar que a prevenção salva vidas e enfatizar a necessidade de realização de exames preventivos regularmente.
Para realizar a coleta de sangue de PSA, é necessário que o homem evite atividades físicas nas 48 horas que antecedem ao exame, não ter relação sexual 48 horas antes de realizar o teste, e evite dois dias antes do exame, andar de bicicleta e moto.
Para o diretor-presidente do Hospital Dilson Godinho, Helder Leone Alves de Carvalho a iniciativa da coleta de PSA, reafirma o compromisso da Instituição com a saúde do homem. “Queremos oferecer mais do que exames, queremos proporcionar acesso à prevenção e ao cuidado. Essa ação é uma oportunidade de fomentar a importância de olhar para a saúde masculina com seriedade, garantindo mais qualidade de vida aos homens da nossa região”, afirmou.
Durante todo o mês de novembro, o Hospital Dilson Godinho em parceria com mais de 25 cidades do Norte de Minas, realizarão ações como palestras educativas, bate papos, exames de PSA e atividades de orientação em parceria com secretarias municipais de saúde.
(*) Sinais e alertas
Segundo a Sociedade Brasileira de Urologia (SBA), a cada ano, 72 mil brasileiros são diagnosticados com câncer de próstata. A doença pode ser curada em até 95% dos casos desde que detectada precocemente.
Muitos homens ainda enfrentam preconceitos e barreiras culturais que dificultam a realização do exame der PSA ou toque retal. A campanha Novembro Azul busca desmistificar esses tabus, promovendo um diálogo aberto sobre a importância do cuidado com a saúde.
No Brasil, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, perdendo apenas para o câncer de pele não melanoma. Entre os principais fatores, a idade é um risco importante, já que a incidência é maior em pessoas com mais de 60 anos. O histórico familiar de câncer de próstata também é um fator que deve ser levando em consideração; além do sobrepeso, obesidade, tabagismo, entre outros.
Outro fator importante, é quem o câncer de próstata acomete em 60% dos casos em homens negros. Esses indivíduos apresentam mais polimorfismos, ou seja, variações genéticas que conferem grau de agressividade potencialmente maior ao quadro de câncer de próstata.
De acordo com dados do Sistema de Informações Hospitalares (SIH/SUS), do Ministério da Saúde, de janeiro a julho de 2023 houve 21.803 internações devido ao câncer de próstata. A Estimativa 2023 – Incidência de Câncer no Brasil, do Instituto Nacional de Câncer (INCA), para a doença é de 71.730 novos casos anuais para o triênio 2023/2025. Em 2022 foram 16.292 óbitos por esse tipo de câncer, de acordo com o Sistema de Informações sobre Mortalidade do Ministério da Saúde, ou seja, média de 44 mortes por dia.
(*) Fonte: Ministério da Saúde: https://tinyurl.com/53b43pny
Previous Unimontes/IFNMG aprovam mestrado em Relações Étnico-Raciais e Ensino  
Next Treinamento de brigada de incêndio prepara colaboradores do Sicoob Credinor para emergências

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *