Neste sábado (12), uma ação conjunta entre a Secretaria Municipal de Saúde e a Escola Estadual Santa Maria levou informação e orientação às famílias do distrito de Muquém sobre a importância da vacinação contra a dengue.
A mobilização teve como foco crianças e adolescentes de 10 a 14 anos — público que, segundo dados do Ministério da Saúde, representa a segunda faixa etária com maior número de hospitalizações por dengue, atrás apenas dos idosos, que ainda não estão autorizados a receber o imunizante pela Anvisa.
Segundo a enfermeira e professora, Taluani Andrade, a atividade fez parte da aula prática dos alunos do curso técnico de Agente de Saúde, que, acompanhados pelos professores realizaram visitas domiciliares.
O objetivo foi alertar os moradores sobre os riscos da doença e incentivar a vacinação, que está disponível na unidade de saúde local.
Adriano Duarte, enfermeiro e professor, explicou que as visitas foram baseadas em um levantamento prévio feito pelos agentes de saúde da UBS de Muquém, que identificaram os adolescentes atendidos pela unidade.
A iniciativa reforça o papel da escola e do sistema público de saúde na promoção da saúde e no enfrentamento de doenças endêmicas como a dengue.
No Comment