O mundo da publicidade perdeu um de seus maiores ícones neste domingo, 13 de outubro. O publicitário brasileiro Washington Olivetto, criador de campanhas icônicas como a do Garoto Bombril, faleceu aos 73 anos devido a complicações pulmonares que resultaram em falência múltipla de órgãos. Ele estava internado no Hospital Copa Star, no Rio de Janeiro, há cinco meses.
Conhecido por sua criatividade e genialidade, Olivetto foi um dos publicitários mais premiados da história, conquistando mais de 50 Leões no Festival de Cannes e sendo reconhecido internacionalmente. Nascido em São Paulo em 1951, ele se tornou o único publicitário não anglo-saxão a entrar para o Hall of Fame do One Club de Nova York e recebeu o Lifetime Achievement Award do Clio Awards, além de ser eleito publicitário do século pela Associação Latino-Americana de Agências de Publicidade (ALAP).
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O legado de Olivetto vai além da publicidade. Ele era um apaixonado pelo Corinthians e um dos apoiadores da Democracia Corinthiana nos anos 1980, um movimento que marcou a história do futebol brasileiro. Sua influência também alcançou o mundo da música, sendo homenageado por Jorge Ben Jor com as canções “Alô, Alô, W/Brasil” e “Engenho de Dentro”.
O Hospital Copa Star confirmou a morte de Olivetto em uma nota oficial: “O Hospital Copa Star lamenta a morte do paciente Washington Olivetto na tarde deste domingo (13) e se solidariza com a família e amigos por essa irreparável perda. O hospital também informa que não tem autorização da família para divulgar mais detalhes.”
A notícia do falecimento gerou comoção e um aumento expressivo de acessos ao site oficial de Olivetto, onde ele é descrito como “um dos publicitários mais premiados de todos os tempos”. Sua ausência será profundamente sentida no meio publicitário e cultural.
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