A equipe de delegados de Mirabela, composta por profissionais da Secretaria de Saúde e da sociedade civil organizada, participa, em Montes Claros, da 5ª Conferência de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, etapa macrorregional Norte de Minas Gerais. O objetivo é fortalecer o Controle Social, ampliando a participação popular nos territórios para a efetivação da Política Municipal, Estadual e Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora como um direito humano.
A ação na maior cidade do Norte de Minas foi promovida pelo Conselho Municipal de Saúde, em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde e o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador de Montes Claros (CEREST), envolvendo profissionais de diversos segmentos.
“Na nossa plenária em Mirabela, foram abordados assuntos de extrema relevância. Agora, em Montes Claros, ampliamos o debate sobre políticas inclusivas e eficazes voltadas para a saúde de todos os trabalhadores, formais e informais, do município e da região. Estão sendo formuladas propostas que deverão ser apresentadas na etapa estadual, além da escolha dos delegados para a próxima fase, que será em Belo Horizonte, no mês de junho”, destacou Taluani Andrade, Presidente do Conselho Municipal de Saúde de Mirabela.
Somente em Minas Gerais, conforme dados da Superintendência Regional de Saúde, houve 470 mil afastamentos de trabalhadores e trabalhadoras da saúde por problemas relacionados à saúde mental, representando um aumento de 70% em relação ao ano de 2021.
Os delegados de Mirabela são os enfermeiros Adriano Duarte e Taluani Andrade, a biomédica Deusdinaide Gomes e, representando a sociedade civil, José Paulo Fiuza.
No Comment