Ministério Público vai investigar abordagem policial a jovem negro em Goiás


O Ministério Público de Goiás vai investigar a abordagem da Polícia Militar a um homem negro na última 6ª feira (28.mai.2021). Ele foi algemado enquanto andava de bicicleta em um parque na Cidade Ocidental (GO), interior do Estado.

A cena foi filmada pela vítima, Filipe Ferreira, e compartilhada nas redes sociais no sábado (29.mai). Um dos policiais envolvidos na ação manteve a arma apontada para o jovem durante todo o tempo. Veja o vídeo abaixo.

Em nota, o MP informou que “instaurou um procedimento para apuração dos fatos por meio de uma das promotorias de Cidade Ocidental que têm atribuição para atuar no controle externo da atividade policial”.

A PM informou que está apurando o ocorrido e que caso seja comprovado “qualquer tipo de excesso, as providências legais serão tomadas”. O Poder360 tentou contato o Filipe, mas não teve resposta até a publicação desta reportagem.

Eis a íntegra da nota da PM (81KB)

Veja o vídeo: 

Receba a newsletter do Poder360
todos os dias no seu e-mail

Filipe tem um canal no YouTube e posta vídeos fazendo manobras de bicicleta. Ele disse à TV Anhanguera, afiliada da Rede Globo, que trabalha ainda como eletricista. Afirmou que teve que assinar um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) por desobediência depois da abordagem.

Durante a ação de 6ª (28.mai), os policiais pedem que ele desça da bicicleta. O homem pergunta o motivo e ouve de uma agente: “Porque eu estou mandando”. Logo em seguida, o policial apontou uma arma para o jovem.

O agente o mandou ficar de costas e colocar as mãos na cabeça. Filipe, então, tirou a camisa para mostrar que não estava armado.

Questionado por Filipe sobre a truculência da ação, o policial respondeu que era “a p**** do procedimento” e o ameaçou. “Resiste para ver o que acontece contigo”, disse o PM. O youtuber foi, então, algemado.

Um comandante da PM de Cidade Ocidental disse à CNN Brasil que esse tipo de abordagem é comum na região. Segundo ele, o motivo é o fato do parque ser frequentado por muitas famílias.

Eis as imagens que circulam nas redes sociais (2min05seg):

O que acontece se você for negro e estiver treinando manobras no parque com sua bike? Não sabe? Veja o que aconteceu hoje na Cidade Ocidental. pic.twitter.com/1fbu4LYL5O

— Gabriel Eduardo (@oblogdobiel) May 28, 2021

Previous Flávio Bolsonaro faz gestos de arma para carreata contra o governo federal
Next Ministério da Saúde enviará aparelhos de oxigênio para o Norte e Nordeste

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.