Meio Ambiente: assessor de Salles alvo de operação da PF é exonerado


Leopoldo Penteado Butkiewicz, assessor especial do ministro Ricardo Salles (Meio Ambiente), foi exonerado do cargo. A exoneração, a pedido, foi publicada no DOU (Diário Oficial da União) desta 4ª feira (02.jun.2021) e assinada pelo general Luiz Eduardo Ramos, ministro da Casa Civil. Eis a íntegra (59 KB).

Butkiewicz é um dos investigados na operação Akuanduba, da Polícia Federal, que apura crimes de corrupção, advocacia administrativa, prevaricação e facilitação de contrabando. Os delitos teriam sido praticados por agentes públicos e empresários do ramo madeireiro.

Receba a newsletter do Poder360
todos os dias no seu e-mail

A operação da PF foi deflagrada no dia 19 de maio por ordem do ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal). Eis a decisão (636 KB). A Justiça também ordenou o afastamento preventivo de 9 agentes públicos ocupantes de cargos e funções de confiança no Ibama (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Renováveis) e no Ministério do Meio Ambiente.

Na 3ª feira (1º.jun), 7 investigados, incluindo Butkiewicz, foram afastados do órgão. O ministro Ricardo Salles ainda permanece no cargo. A decisão judicial, entretanto, determinou a quebra dos sigilos fiscal e bancário de Salles.

Previous Governo distribuiu mais de 100 milhões de doses de vacinas anticovid
Next Sagres recupera campanha com Ricardo Araújo Pereira para convocar portugueses (com vídeo)

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.