Loja virtual colaborativa conecta empreendedoras e impulsiona pequenos negócios


Mulheres se unem para enfrentar pandemia e divulgar produtos e serviços

 

Uma por todas, todas por uma. Esse pode ser o lema da loja virtual Delas Para Você, página colaborativa criada no Instagram por uma empresária de Montes Claros, que conecta empreendedoras e apoia a divulgação de seus negócios. A ideia surgiu pouco depois do início da pandemia, em março de 2020, e já reúne cerca de 150 participantes.

 

A iniciativa partiu de Mayusa Madureira Mendes, proprietária da loja de artigos femininos Armário da May, que, ao perceber a necessidade de ajudar outras mulheres que enfrentaram dificuldades com a chegada da pandemia, criou a página. “Estávamos todas no mesmo barco. Percebi que era preciso nos unirmos e apoiar umas às outras. Criei a página e convidei empreendedoras de setores diferentes, que estenderam o convite a outras. Assim surgiu uma rede que hoje reúne em um mesmo espaço produtos e serviços de diversos setores. Acredito no trabalho coletivo e no apoio mútuo como instrumento para que todos possam crescer. Juntas, somos mais fortes”, explica a empreendedora.

 

As publicações são feitas em um sistema de rodízio. A cada semana um negócio é divulgado, para garantir que todas as participantes tenham visibilidade. Além disso, a página é utilizada para a realização de lives que orientam como mudar a maneira de vender e reinventar a forma de fazer chegar ao cliente os produtos e serviços ali disponíveis.

 

Além da divulgação na loja “Delas Para Você”, as empreendedoras participantes também exibem semanalmente três negócios nas suas próprias páginas – uma maneira que encontraram de apresentar o próprio trabalho em vários perfis.

 

Mayusa informa que a participação na página é gratuita e que tem auxiliado algumas participantes na produção de fotos e conteúdo escrito. “Como já trabalhei com treinamento e fiz vários cursos, alguns deles pelo Sebrae, procuro usar minha experiência para ajudar aquelas que precisam. Oriento sobre como fazer uma boa foto, criar uma logomarca, entre outras dicas. O objetivo é estabelecer uma conexão entre os negócios e ampliar a divulgação dos produtos e serviços ofertados”, acrescenta.

 

Visibilidade

 

Rejane Rocha Silvestre é uma das microempreendedoras participantes da loja virtual colaborativa. Até o início da pandemia, ela trabalhava com decoração de festas, mas, com o isolamento social, precisou mudar de ramo. Após iniciar um curso pela internet sobre lettering (arte das letras), aprendeu a escrever em objetos e criou o ateliê Candy Art Lettering onde desenvolve a atividade.

 

Juntar-se à “Delas para Você” foi fundamental para o seu crescimento no novo setor de atuação. “Foi e está sendo uma experiência muito boa. Estamos ampliando nossa rede de relacionamento, conhecendo novas ideias, dando visibilidade aos nossos negócios e, consequentemente, aumentando nossas vendas”, conta a profissional, que escreve mensagens em canecas, paredes, placas para jardim e molduras. A experiência deu tão certo que, recentemente, ela sugeriu à irmã, que trabalha com plantas ornamentais, a também divulgar seu trabalho por meio da página.

 

Quitéria Rodrigues da Silva, fundadora do espaço Kika Bellos, é outra que aderiu à loja virtual. “Quem é visto é procurado. Desde que passei a postar penteados e cortes na página, aumentou muito a procura pelos meus serviços. Esse formato de divulgação ajuda a todas nós, porque uma vai indicando a outra e, assim, crescemos juntas”, diz.

 

Impacto positivo

 

Para a assistente do Sebrae Minas Samira Melo, que acompanha as ações da loja colaborativa, alternativas como essa são fundamentais para a sobrevivência dos pequenos negócios. “Iniciativas conjuntas de estímulo e apoio às empreendedoras são de suma importância no atual momento , principalmente para aquelas que ainda não utilizam todas as possibilidades oferecidas pelos meios digitais”, ressalta.

Previous A UNIFIPMoc realiza 1º Fórum Internacional Transdisciplinar
Next Migrantes e refugiados recebem apoio para empreender em Minas Gerais

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.