Lira afirma que Copa América no Brasil é inoportuna e desnecessária


O presidente da Câmara Arthur Lira (PP-AL) chamou de inoportuna e desnecessária a realização da Copa América no Brasil, em entrevista à Rádio 97 FM Natal, nesta 3ª feira (1º.jun.2021).

“Eu acho que é uma polêmica desnecessária nesse momento. Tanto discuti-la quanto de fazê-la. É inoportuna, acho que não tinha necessidade, não é uma competição de extrema necessidade para o futebol mundial, ela podia ter sido postergada para o final do ano, ou começo do ano que vem”, afirmou.

Eis a entrevista completa. As respostas sobre a Copa América começam em 50min48s.

Lira também disse que não havia “nada definido” sobre o evento no país. “Pelo que eu saiba, não tem batido o martelo”, declarou. A entrevista feita às 12h55. Horas depois, o ministro da Casa Civil, Luiz Eduardo Ramos, confirmou que o Brasil será a sede da Copa América.

Receba a newsletter do Poder360
todos os dias no seu e-mail

“Acho que essa decisão deve ficar a cargo das pessoas que têm responsabilidade com isso. Não é o caso do Parlamento, mas eu acho que é inoportuna sim, no momento em que a gente tem muitas dificuldades para cumprir”, disse.

Na manhã desta 3ª feira (1º.jun.2021), o presidente Jair Bolsonaro disse, em conversa com apoiadores, que a Copa América será realizada no Brasil no que depender do governo federal. “Conversei com todos os ministros interessados e, da nossa parte, positivo. O que está havendo aqui? Um movimento da Globo contrário, porque o direito de transmissão é do SBT”, disse Bolsonaro.

O chefe do Executivo afirmou ainda que o ministro Marcelo Queiroga (Saúde) é favorável à realização do evento esportivo. “No que depender de mim, de todos os ministros, inclusive o da Saúde, já está acertado, haverá [a Copa]. O protocolo é o mesmo da Libertadores e da Sul-Americana”, declarou.

A Conmebol confirmou na última 2ª feira (31.mai) que a Copa América 2021 será realizada no Brasil. De acordo com a organização, o torneio terá a mesma data de início, 11 de junho. A lista de cidades que vão receber os jogos ainda será divulgada.

Impeachment

Arthur Lira também falou na entrevista sobre a possibilidade de um impeachment do presidente Bolsonaro. Disse que é preciso “uma séria de fatores cumulativos” para instaurar o processo.

“É um julgamento que faz obstrução muito forte ao regime democrático momentâneo, seja desse ou daquele presidente. Nós precisamos nos acostumar no Brasil a seguir as regras eleitorais, seguir a Constituição Federal, termos responsabilidade com o resultado das urnas. Não podemos ter todo presidente que é eleito sujeito a um processo de impeachment”, afirmou.

Lira também reforçou o apoio que Bolsonaro tem no Legislativo. “Há apoio para o presidente em todas as matérias,  principalmente na Câmara e no Senado, sobre o tema das reformas estruturantes, das reformas que tramitam nessa Casa. Então não vejo que existam condições hoje no Brasil que deem margem a um pedido de impeachment”.

O presidente da Câmara ainda criticou a CPI da Covid, em funcionamento no Senado. Disse que o momento é inoportuno. “A CPI politizou, e quando ela politiza, vai virar briga de versão. E briga de versão não produz efeitos”, declarou.

Previous Brasil tem mais 2.408 mortes e 78.926 casos de covid-19 em 1 dia
Next Bolsonaro comemora resultado do PIB: “Voltando ao ritmo pré-pandemia”

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.