Fundação Hospitalar Dr. Moisés Magalhães Freire Implementa Projeto ‘Lean nas Emergências’ em Parceria com o Hospital Oswaldo Cruz


A Fundação Hospitalar Dr. Moisés Magalhães Freire (FHMMF) deu início à implementação do Projeto ‘Lean nas Emergências’, uma iniciativa do Proadi-SUS executada pelo Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC). O objetivo é reduzir a superlotação e otimizar o tempo de atendimento nas unidades de Urgência e Emergência.

O Proadi-SUS, criado em 2009, visa fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS) por meio da transferência de conhecimento e práticas inovadoras, financiadas por hospitais de excelência como o Oswaldo Cruz. O projeto “Lean nas Emergências” foca na identificação e eliminação de gargalos nos processos hospitalares, aplicando metodologias que proporcionam melhorias contínuas no atendimento do paciente no pronto-socorro.

Segundo Paulo Rogério, diretor-presidente da FHMMF, a iniciativa trará atendimento mais ágil e humanizado, com impacto direto na qualidade da infraestrutura do hospital, que está passando por reformas e ampliação.

A metodologia Lean envolve uma abordagem interdisciplinar, capacitando equipes assistenciais e promovendo uma cultura de melhoria contínua. Para a gerente de qualidade, Karine Queiroz, o projeto não se limita à otimização de processos, mas também busca uma mudança cultural que impacte positivamente a experiência dos pacientes.

O projeto será implementado em quatro fases: planejamento, diagnóstico, implementação e monitoramento, ao longo de três anos (2024-2026), com dois ciclos de 18 meses cada. Ao final, a FHMMF espera oferecer um atendimento ainda mais eficiente, impactando positivamente os serviços de saúde prestados à população.

Previous HOSPITAL AROLDO TOURINHO PARTICIPA DE ENCONTRO NACIONAL DO TERCEIRO SETOR
Next MOC Vôlei Enfrenta Monte Carmelo no Tancredo Neves em Penúltima Rodada do Mineiro

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *